domingo, 31 de agosto de 2008

RELAÇÕES PÚBLICAS (1)

Esta tarde a administração do Tomar, a Cidade esteve reunida durante 5 horas, a fim de desenvolver uma solução para a promoção do Blogue.
Tratou-se de uma reunião muito debatida e participativa, mas sem exaltações elevadas. A administração deliberou por unanimidade que, se irá contratar uma funcionária para desempenhar as funções de Relações Públicas.
Como qualquer instituição bem estruturada, o Departamento de Recursos Humanos, tem já uma vasta lista de currículos de várias candidatas, qual será a partir de hoje divulgada, para mais tarde irem a votos a fim de se escolherem as 5 finalistas, que posteriormente terão que prestar provas do seu profissionalismo.

Aqui fica a primeira candidata:

Adriana Lima

Natural de Salvador, Brasil, é uma modelo brasileira, nascida a 12 de Junho de 1981.
Ocupa o 99.º lugar das listas das celebridades mais poderosas do mundo, segundo a revista americana "Forbes". É conhecida pela sua beleza exótica.


sábado, 30 de agosto de 2008

FOTOS DA CIDADE DE TOMAR (4)

Quem viaja de comboio, seja por prazer ou por "obrigação", ao chegar a Tomar pode apreciar a vista do Castelo dos Templários de fundo.



Quem estiver de saída de Tomar, pode apreciar a arquitectura do edifício da Estação de Comboios.

RELACÕES SEXUAIS SEM PRESERVATIVO

A Deco Proteste publicou um inquérito feito a 3643 portugueses com idades entre os 16 e os 65 anos. Pretendia-se com este inquérito conhecer quem usa ou usou preservativo nas suas relações sexuais.
De entre os inquiridos um quarto não usa este meio de protecção, enquanto um terço respondeu não ter receio de contrair uma infecção ou doença através de relações sexuais.
Mais de metade, principalmente entre os 18 e 24 anos, afirma nunca ter feito um teste VIH.
Conclui-se que é necessário fazer algo mais para alertar os jovens, principalmente. O Governo deveria divulgar os testes ao VIH, gratuitos nos Centros de Atendimento e Detecção.
O preço dos preservativos em Portugal são uns dos mais altos da União Europeia, mas para facilitar o acesso, a Associação para o Planeamento da Família assinou um protocolo com o fabricante Unilatex, que permite encontrar, em supermercados, embalagens de 3 preservativos, por menos de 30 cêntimos cada unidade.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

DETIDAS OVELHAS QUE CIRCULAVAM NA A1

Esta tarde 2 ovelhas que circulavam tranquilamente pela A1, perto da Póvoa de Santarém, ao quilómetro 73, sentido Sul-Norte, foram detidas pela Brigada de Trânsito por não pagarem portagem.
Segundo os Agentes da Autoridade, as ovelhas não criaram qualquer acidente, embora tenham prejudicado o trânsito, que foi restabelecido ao final da tarde de hoje.
O Tomar, a cidade sabe através de fonte segura que as ovelhas permanecerão em liberdade condicional até responderem em tribunal pelos crimes de excesso de velocidade e fuga ao pagamento de portagem.

Nota: Este é um caso verídico, mas com algumas alterações para o tornar humorístico.
Leia o original no Mirante.

FOTOS DA CIDADE DE TOMAR (3)

Uma leitora do Tomar, a cidade sugeriu-me para colocar fotos relacionadas com a cidade de Tomar.
Pois bem. Aqui está a continuação das fotos da Cidade de Tomar, iniciado já a algum tempo, mas que regressa hoje.

Para recomeçar fica a foto da antiga rotunda, ainda ajardinada.


E aqui a popular Rotunda Cibernética, que é actual.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

TOMAR, PASSADO RECENTE

Entre montes de livros e revistas "perdidos" num caixote, encontrei o Primeiro Boletim Informativo da Câmara Municipal de Tomar, editado em Março de 2000.
Abri a primeira página e li o Editorial do ex-presidente António Paiva, que o conclui com uma crença. "Acreditamos que, desta forma, vamos ao encontro da esmagadora maioria dos Tomarenses, e damos um passo decisivo na concretização do nosso principal objectivo: responder aos anseios da população."
Passados oito anos os anseios da população cresceram e não obtiveram resposta.
Mas isto foi apenas um desabafo, pois eu continuei a ler o dito Boletim e o que mais vi? Perguntam vocês. Vi estradas. É verdade, parece que até àquela data, Tomar era o quinto Município do Distrito com maior rede viária. Provavelmente agora estamos em primeiro.
Falava também da magnífica Rotunda Cibernética, que é de referir que a empresa encarregada pela sua construção possuía grande experiência, colocando-se naquele ano entre 10 maiores multinacionais da engenharia hidráulica, o que dava garantias da sua qualidade técnica.
Constatei também que naquele ano, aliás no ano anterior, em 1999, Tomar bateu o recorde de visitas ao Convento de Cristo e que o Parque Municipal de Campismo recebeu quase 10.000 campistas.
Soube ainda que, a partir de 1998, a Câmara iniciou uma nova política de abertura ao público de alguns monumentos da cidade e que passo a citar: N.ª Sr.ª da Conceição (actualmente fechada e ao abandono), Capela de S. Gregório, Igreja de Santa Maria do Olival (com obras na sua redondeza), Igreja de S. João Baptista, Sinagoga e Museu dos Fósforos.
Ano 2000. Terá sido o início do fim? Talvez não, há que continuar a acreditar!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

ESTRATÉGIA INFALÍVEL

A estratégia infalível para combater o crime segundo Cavaco Silva:
"Uma concentração de meios e esforços e uma estratégia adequada."
Aí está! Estratégia adequada.
O PR deixa-me atónito cada vez que existe um problema, ele é capaz de o resolver com rapidez e simplicidade.
Ainda dizem as más línguas que o PR nada faz...

TOMATES PARA TODOS OS GOSTOS

Doce de Tomate, Molho de Tomate, Polpa de Tomate...
Não! Não se trata da confecção de qualquer tipo de prato com tomate, mas sim de uma tradição.
Anualmente no final do mês de Agosto, desde há 63 anos, que se realiza a tradicional guerra da tomatada,"Tomatina", que este ano juntou mais de 40000 pessoas em Buñol, Espanha, numa batalha liquida e vermelha onde jogaram toneladas de tomates uns aos outros.
Com tanta miséria e tanta gente a passar fome no mundo, se em vez de estragarem tanto tomate e se o oferecessem a quem precisa, certamente veríamos alguém sorrir.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

RESISTÊNCIA AMOROSA

Protecção total!

ONDE COMPRAR MAIS BARATO

A Deco-Proteste levou a cabo um estudo nacional, que pretendia conhecer os supermercados que melhores preços praticavam.
Foram feitos estudos a 570 supermercados em 114 cidades e comparados 63452 preços.
Segundo a Deco, os melhores preços estão no Norte e Centro do país.
O Intermarché é a cadeia mais barata.
Tomar também foi alvo de estudo, nomeadamente o Modelo e o Ponto Fresco, este último encontra-se na lista dos mais caros.
Quanto ao Modelo de Tomar tanto a nível nacional como distrital encontra-se mais ou menos a meio da tabela, tendo uma pontuação de 113, sendo em Penafiel, no Feira Nova, onde os preços praticados são os mais baixos e assim a sua pontuação ser 100.
É em Cascais que se encontra o estabelecimento que preços mais caros pratica, atingindo uma pontuação de 148, mais 23 que o Ponto Fresco de Tomar.

REENCAMINHAMENTO PARA A MATA

Mais uma série sobre a História de Tomar.
Desta vez o Nabantia fala-nos sobre a Mata Nacional dos Sete Montes.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

REGIMENTO DE INFANTARIA N.º 15 (15)

Término da dura, mas louvável história do Regimento de Infantaria N.º 15 que muito dignificou o nome de Portugal e qual me orgulho de ter feito parte deste Regimento entre 1995/1998.
Veja aqui a sua história na íntegra.

15º ESTÁGIO DA ORQUESTRA NACIONAL DE SOPROS DOS TEMPLÁRIOS


A Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, enquadrada pela Sociedade Filarmónica Gualdim Pais de Tomar, vai levar a cabo o 15.º Estágio musical. O Maestro convidado para o efeito será o espanhol conceituado Octávio Mas-Arocas.

A Orquestra Nabantina estará pelas 21:30 no Cine-Teatro de Mação no dia 27 de Agosto, no Centro Cultural Gil Vicente no Sardoal dia 28 do mesmo mês, no Recinto da Carvalha, Sertã, dia 29 próximo e pelas 18:00 do dia 30 de Agosto estará no Cine-Teatro Paraíso de Tomar.



domingo, 24 de agosto de 2008

REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 15 (14)

Em 1998 o Regimento de Infantaria N.º 15 passa a depender do comando de Tropas Aerotransportadas, sendo actualmente considerado uma unidade da Estrutura Base do Exército dependente da Brigada de Reacção Rápida.

sábado, 23 de agosto de 2008

REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 15 (13)

Eis os traços muitos largos da História do Regimento de Infantaria N.º 15 desde a sua origem. Verifica-se deste ligeiro relato que os homens que no barrete ostentaram o N-º 15 cumpriram sempre com o seu dever, procedendo com brio, com valentia e lealdade na guerra, com honradez, com dignidade e com abnegação da paz. Merecendo sempre as melhores referências e os mais distintos louvores, os soldados do 15 souberam sempre em toda a parte e em todas as ocasiões firmar o valor do soldado português e justificar a divisa escolhida para a sua unidade, a dos Cavaleiros do Templo que tinham a sede da sua Ordem em tomar:

NON NOBIS...

que se traduz por:

NÃO POR NÓS, MAS PARA UMA MAIOR
GLÓRIA DE PORTUGAL

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

LADRÃO CHAMA A POLÍCIA


TOMAR BEM PRECISA DE ALGO ASSIM


Tomar, Cidade dos Templários mas que actualmente pouco faz para o demonstrar.
Se visitarem outros concelhos de Norte a Sul verão que todos os anos se realizam eventos relacionados com a sua história ou tradição. Como aconteceu há pouco em Óbidos, Aljubarrota, Abrantes, entre muitos outros.
O Verão é a época proporcional para fazer uma reconstituição de uma Batalha com os Cavaleiros Templários, visto ser nesta época em que a cidade tem mais visitantes.
Fica a sugestão de um mero cidadão tomarense.


REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 15 (12)

Em Outubro de 1918 com os restos dos batalhões territoriais reorganizaram-se em França três Brigadas( 9 batalhões) sendo o nono constituído pelos soldados do 13 e do 15, camaradas de armas no Canal de Lawe e em Laucouture, sob o comando do seu primitivo comandante, o Major Ferreira do Amaral.
Foi este batalhão o primeiro a partir de novo para a frente e ao soar o toque de cessar fogo no dia 11 de Novembro de 1918 encontrava-se em Ascq, 5 quilómetros além de Lille.
Terminada a guerra, os resto do Batalhão de Infantaria n.º 15 regressaram ao país e recolheram a Tomar.
Em 1926, o Regimento de Infantaria N.º 15 volta a Lagos, regressando a Tomar em Novembro de 1939, onde desde então se tem conservado.
Em 1941, o Regimento de Infantaria N.º 15 destacou para o arquipélago de Cabo Verde um batalhão a fim de garantir a nossa soberania naquela colónia, tendo os seus soldados embarcado com o mesmo brio de sempre e como sempre prontos a darem o seu sangue se a honra e a independência da Pátria o exigissem. Regressaram a Tomar a 18 de Julho de 1944.

POSTAL SOLAR

Postal que demonstra a utilização do Sol como fonte de energia em 1883. Trata-se de um impressor francês que usou a Energia Solar para fazer trabalhar a sua Minerva na Feira Mundial de Paris.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 15 (11)

No dia 9 de Abril de 1918, oito divisões alemãs atacam em massa a nossa única e cansada Divisão que apesar de tudo soube bater-se com honra, pois quase todos os comandos das unidades da frente foram aniquilados ou feitos prisioneiros nos seus postos. Nesse dia memorável as tropas portuguesas procuraram evitar o avanço alemão até onde permitiu o seu máximo esforço.
O esforço das nossas tropas traduz-se nos seguintes números: 327 oficiais e 7500 praças.
Após esta dura batalha o Regimento de Infantaria N.º 15 entrou noutras acções, recebendo por isso louvores e também as palavras na Bandeira da unidade bordadas a oiro:
La Lys; Richebourg; Canal de Lawe; La Couture.
Foi ainda o 15 o único Batalhão que trouxe da França 2 condecorações para a sua Bandeira:
Medalha de Oiro de Valor Militar e Comenda da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.
Foi também condecorada pelo governo italiano com a Croce al Merito di Guerra.
Na biblioteca do Regimento há um livro de autoria do Major Ferreira do Amaral que comandou o Batalhão em França, denominado "O 9 de Abril" com a seguinte dedicatória que atesta galhardamente o valor da unidade:
«À Biblioteca Regimental dos mais bravos soldados de Infantaria portuguesa nas planícies de Sur-la-Lys, os do Batalhão de Infantaria 15 da França, oferece o Major J. M. Ferreira do Amaral para que a maior honra da sua vida foi o ter sido comandante de tais soldados».

A UNIÃO FAZ A FORÇA

O Jornal "O Templário" tem vindo a publicar nas suas edições semanais uma secção destinada aos blogues intitulada "Blogolândia".
Era em que a Blogosfera se encontra em notável crescimento, é de saudar este semanário pela promoção de blogues regionais. Uma forte e preciosa ajuda para desenvolver e promover a cidade de Tomar, pois dá a conhecer um pouco mais da cidade e o que se cá vai passando e fazendo.
Esta é uma iniciativa que causa uma promoção e uma valorização tripla. O dito Jornal, a cidade de Tomar e os respectivos blogues.
Como já foi referenciado neste blogue, cabe a nós, cidadãos tomarenses zelar também pela cidade e como é do conhecimento geral que "a união faz força", há que unir-nos para fazer renascer Tomar.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 15 (10)

Até ao dia 9 de Abril de 1918 foram muitas as acções em que o Batalhão de Infantaria N.º 15 tomou parte e em que se distinguiram os seus oficiais, sargentos e praças que receberam muitos louvores, muitas condecorações e algumas promoções por distinção.
Dentre essas acções apenas se destacam duas: a da madrugada do dia 14 de Agosto de 1917 e a da madrugada do dia 7 de Março de 1918.
1.ª- Executaram os alemães um dos seus mais importantes raids contra a frente do C.E.P.
Às 04:15 rebenta o bombardeamento que foi a princípio tomado como coisa corrente mas que pouco depois, pela sua intensidade e por serem utilizadas granadas de fumo, se reconheceu tratar-se da preparação dum ataque. As patrulhas de escuta anunciam a aproximação do inimigo; pede-se o auxílio da artilharia e os soldados do 15 que se encontravam na esquerda do sector de ataque firmam-se no parapeito, de baioneta calada, dedo no gatilho e olhos em frente. As metralhadoras inimigas rasam a nossa linha e alguns homens vão caindo. A barragem inimiga alonga-se para a retaguarda em logo em seguida surgem uns 400 homens de tropas especiais de assalto divididos em 2 colunas, uma das quais fez o ataque demonstrativo sobre a direita de Infantaria N.º 15. Começa então a desenhar-se na «Terra de Ninguém» uma linha de granadas de espingarda perpendicularmente ao parapeito que lenta mas metodicamente se vai deslocando paralelamente a si mesma para a direita, varrendo o terreno e enxotando os alemães da frente da unidade ao mesmo tempo que o tiro certeiro dos atiradores os ia dizimando.
Por esta acção foram louvados em Ordem da Brigada muitos componentes do Batalhão.
2.ª- Após 4 dias de incessantes e intensos bombardeamentos, os alemães tentam tentam mais uma vez penetrar nas linhas defendidas pelo Batalhão de Infantaria N.º 15, mas agora com efectivos muito mais importantes. São mais uma vez repelidos com fortes perdas e sem conseguirem fazer prisioneiros.
O Batalhão recebeu o seguinte telegrama:
« O Comandante do 1.º Exército Britânico deseja que sejam transmitidas ao Batalhão de Infantaria N.º 15 as suas congratulações pelo completo sucesso repelindo esta manhã o raid inimigo».

ASAE VOLTA A ATACAR

ASAE voltou ao ataque. Desta vez dirigiu-se a um estabelecimento, cujo nome não pode ser revelado por estar em segredo de Justiça, obrigando os seus proprietários a encerrá-lo por falta de condições de acesso a cães deficientes. Os proprietários foram ainda multados por uma quantia tão elevada que os próprios afirmaram " nem vendendo o nosso estabelecimento conseguimos pagar o que eles nos pedem".
Segundo fontes seguras os proprietários preparam-se para fugir do país, indo pedir asilo político para o Brasil ou Inglaterra.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

A VIAGEM DO ELEFANTE

" A viagem do elefante", é o título do novo livro de José Saramago e que sairá em Outubro.
Segundo José Saramago o livro é mais um conto, "o qual descreve a viagem, ao mesmo tempo épica, prosaica e jovial, de um elefante asiático chamado Salomão, que, no século XVI, por alguns caprichos reais e absurdos desígnios teve de percorrer mais de metade da Europa.
Saramago lançou-se a esta tarefa quando estava incubando uma doença que tardou meses a deixar-se identificar e que acabou por manifestar-se com uma virulência tal que nos fez temer pela sua vida. Ele próprio, no hospital, chegou a duvidar que pudesse terminar o livro."

Via FJS

REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 15 (9)

Este Batalhão que fez parte dos primeiros contingentes que partiram para França para combater os alemães, saiu de de Tomar para Lisboa, no dia 19 de Janeiro, em cujo porto embarcou, largando do Tejo em 30 do mesmo mês.
Desembarcou no porto de Brest e foi acantonar em Blessy, onde o Capitão José Maria Ferreira do Amaral, herói de África, assumiu o comando do Batalhão.
Nos campos de instrução do Corpo Expedicionário Português recebeu o Batalhão de Infantaria N.º 15 a precisa instrução para a nova e terrível guerra em que se ia empenhar, e, finda aquela instrução vai ocupar, ao lado dos outros batalhões, vários sectores da frente portuguesa nos Flandres e começa a sofrer os desconfortos e fadigas da guerra de trincheiras e a sentir as emoções e torturas dessa especial e tremenda luta.
Ocupando as trincheiras da 1.ª linha durante meses e meses seguidos, a poucas dezenas de metros do inimigo, combatendo e permanecendo na lama, coberto de neve e tiritando de frio no Inverno, sujeito a um sol ardente, coberto de pó e sufocando de calor no Verão, o Batalhão de Infantaria N.º 15 suporta formidáveis bombardeamentos que revolviam a terra e tudo esmagavam e é sujeito a ataques de gases asfixiantes que tudo envenenavam, mas soube sempre repelir com valor e energia todos os ataques que o inimigo lhe dirigiu, procurando infligir-lhe sempre o máximo de perdas.
O Batalhão de Infantaria N.º 15, que nunca abandonou a 1.ª linha, foi a unidade que maior consideração mereceu dos Altos Comandos Britânicos e até ao 9 de Abril de 1918 nunca deixou nenhum prisioneiro nas mãos dos alemães. Para estes terem gente do "15" prisioneira foi preciso darem uma batalha.

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Fotografia e para o assinalar aqui fica um pouco da sua história:

Por volta de 1554, Leonardo Da Vinci descobriu o princípio da câmara escura. Segundo este princípio, a luz reflectida por um objecto, projecta a sua imagem no interior de uma câmara escura, que contêm um orifício para a entrada de raios luminosos. Fazendo uso deste princípio, muitos artistas simplificavam o trabalho de copiar objectos e cenas, utilizando câmaras dos mais diversos formatos e tamanhos. Ficavam dentro da própria câmara e pintavam a imagem reflectida numa tela ou pergaminho preso na parede oposta ao orifício da caixa.

Mais tarde, o francês Joseph Nicéphore Niépce motivado pela recente descoberta da litografia (do grego: impressão pela pedra), e sendo de grande espírito inventivo, começou a pensar no assunto por volta de 1813, aos 43 anos de idade.Porém, só a partir de 1816 é que estudou o assunto profundamente. No entanto, estas fotografias tinham dois grandes inconvenientes: exigiam, pelo menos, 10 horas de exposição à luz e apresentavam fraco contraste entre claros e escuros.


segunda-feira, 18 de agosto de 2008

DE REGRESSO AO ACTIVO

Estou de regresso e ao activo após umas mini-férias.
Já dei uma pequena volta pela blogosfera tomarense e continua igual, muito parada.
Apenas o Nabantia continua com a sua regularidade e muito bem, como sempre.

Relativamente à actualidade a nível nacional, os desacatos, os assaltos e tiros continuam e não se prevêem melhorias. Uma boa notícia, o preço do petróleo parece finalmente estar a normalizar.
Quanto ao desporto o Sporting continua a não facilitar em finais de Taças contra o Porto e lá fora em Pequim finalmente Portugal conquistou uma medalha, a de prata, através da atleta de trialto, Vanessa Fernandes. Ainda em Pequim, a nossa conterrânea, Ana Rente, apesar da sua classificação não ser a desejada, penso que é um orgulho para Tomar a sua participação nos Jogos Olímpicos.

As visitas ao Tomar, a cidade durante esta última semana aumentaram, tendo agora uma média diária de 130 visitas o que me deixa feliz e orgulhoso. Quando o blogue foi criado era impensável para mim que houvesse tantos leitores/visitantes, aliás, durante os primeiros 3, 4 meses o blogue tinha apenas 3, 4 visitas diárias. Só tenho a agradecer a todos os leitores e visitantes deste blogue. Gostava ainda de pedir a todos os leitores/visitantes que deixem a sua opinião relativamente a este blogue, seja positiva ou negativa, pois será bem vinda. Caso note algo que não ache bem, ou que algo esteja mal será bem recebido para que o blogue seja melhorado.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

CURTAS FÉRIAS

Pois é!
Finalmente férias, apesar destas serem curtas.
As férias serão mesmo muito curtinhas, pois Segunda terei que voltar ao activo, mas até lá vou sentir a adrenalina de todos os anos, mas adrenalina esta que acho saudável e divertida.
O Litoral espera por mim, por isso deixo abraços, beijinhos e que todos fiquem bem.
Até breve...


TOMAR

O Rio que sobre ti passa
É lindo à noite, ao luar
A atmosfera que em ti paira
Dá vontade de cá voltar.

Sede dos Cavaleiros Templários
Dona do Convento, dos Pegões
És Terra com enorme História
E dona de muitos corações.

És famosa pela Festa dos Tabuleiros
Por todas as tuas ruas enfeitadas
És também conhecida por Cidade Templária
Graças a pessoas de outrora, que a ti foram dedicadas.

REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 15 (8)

Por Decreto de 24 de Dezembro de 1901 foi a sede do Regimento transferida para Tomar.
Em 1909 coopera no auxílio aos sinistrados do terramoto de Benavente, Salvaterra de Magos e Muge, tendo sido louvadas e condecoradas muitas praças por actos de dedicação e generosidade humanitárias ali praticados.
Em 1910 adere à Revolução Nacional que implantou o Regime Republicano em Portugal.
Em 1914 mobiliza um Batalhão que em 11 de Setembro segue para Moçambique onde guarneceu vários postos desta rica e extensa província ultramarina, regressando a Portugal em 9 de Novembro de 1915.
Em 1916, resolvida a nossa comparticipação na Grande Guerra, mobiliza um Batalhão que foi incorporado na 1.ª Divisão organizada para a guerra e que recebeu uma instrução intensiva de de preparação em Tancos onde aquela Divisão tinha o seu acampamento. Tão bem desempenhou este serviço que o Governo a louvou pela disciplina, patriotismo e verdadeiro espírito militar de que deu provas.

DIA MUNDIAL DO CANHOTO

Ser canhoto hoje hoje em dia é algo normal, mas há algum tempo atrás o canhoto tinha a vida dificultada, e eu ainda apanhei um pouco dessa época. Sim, também sou canhoto.
Antigamente os pais repreendiam os filhos quando estes utilizavam a mão esquerda, batiam-lhes e a muitos chegavam mesmo a atar-lhes a mão esquerda atrás da cadeira para os obrigar a comer com a mão direita.
Hoje já existem muitas teses em relação ao canhotos, entres as quais, que por possuírem o lado direito do cérebro mais desenvolvido do que o esquerdo, os canhotos estão mais ligados à arte criativa.
No dia dedicado ao canhoto, fica uma lista de alguns canhotos que se destacaram em diversas áreas:
Angelina Jolie, António Lobo Antunes, Aristóteles, Ayrton Senna, Bach, Beethoven, Bruce Willis, Charlie Chaplin, Eminem, Fidel Castro, George Bush, Henri Ford, Jimmy Hendrix, José Cutileiro, Júlio César, Leonardo Da Vinci, Maradona, Marylin Monroe, Miguel Ângelo, Nicole Kidman, Napoleão Bonaparte, Pablo Picasso, Phil Collins, Romário, entre muitos outros.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 15 (7)

De novo extinto em 1834, é criado outra vez em 1840 em Estremoz e pouco depois transferido para Beja, onde em 1842 é proclamada a Carta Constitucional que se achava abolida desde 1836, tendo o Regimento de Infantaria N.º 15 tomado parte desse movimento.
Marcha em seguida para Abrantes para se unir ao Batalhão de Infantaria N.º 23 que igualmente havia feito a proclamação da Carta e reconhecido a Junta Provisória do Porto.
É mais uma vez extinto em 8 Novembro de 1842 mas logo em 28 do mesmo mês é outra vez criado, passando então a ter a sua sede em Lagos.
Por efeito dos acontecimentos políticos de 1846 marchou para o Minho em 11 de Julho e entra na acção de Valpaços, fazendo parte da Divisão comandada pelo Visconde de Sá da Bandeira.
Em 1847 volta a Lagos e fez a Campanha do Norte do Algarve, entrando em diferentes ataques contra as forças do guerrilheiro Remexido.
Nos anos de 1884 a 1886 cooperou no serviço do cordão sanitário estabelecido no Algarve e margens do Guadiana, serviço este que volta a desempenhar em 1890 no Alentejo e no Algarve.
Em Junho de 1894 é destacado para Évora regressando a Lagos em Agosto do mesmo ano, e em 1895 é destacado para Faro e aí fica de guarnição.

FATIAS DE CÁ COM NOVO ESPAÇO


O antigo Hospital de Tomar, integrado no Castelo de Tomar-Convento de Cristo, que há mais de três décadas se encontrava desactivado, está agora funcional para ali decorrerem acções teatrais pelo grupo de teatro "Fatias de Cá". Segundo Carlos Carvalheiro,pensam abrir o espaço ao público para ali apresentar as peças " A Fórmula de Deus" e "Ricardo III".
O pinheiro localizado no pátio está agora iluminado de luzes teatrais promovendo-se assim um ambiente nocturno propício a actividades lúdico-culturais, os actores e público que visitarem o varandim deparam-se com mesas e cadeiras ali dispostas e as casas de banho foram também alvo de remodelação para estarem de acordo com as leis em vigor.
Segundo o "Mirante", Carlos Carvalheiro mostrou as novas instalações com orgulho.
Resta desejar boa sorte a todos os elementos do grupo de teatro "Fatias de Cá."

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 15 (6)

Extinto em 1829, é de novo organizado em 1833, por Decreto de D. Pedro IV, entrando Nas Campanhas da Liberdade, distinguiu-se nas seguintes acções e combates:
1833 - Tomada das Antas, retomada desta posição e ataque ao pinhal da Luz do Porto, em 24 de Março;
- Tomada ao Covêlo, em 9 de Abril;
- Ataque de Lordelo e Campanhã, em 5 de Julho, sendo-lhe concedidas 10 condecorações da Ordem da Torre da Espada pela sua conduta nesta acção;
- Batalha fora das Linhas do Porto, vitória ganha pelo Marechal Saldanha e que permitiu a D. Pedro mandar ir para Lisboa toda a tropa disponível para a defesa das Linhas de Lisboa, em 5 de Setembro, sendo-lhe concedidas mais 12 condecorações da citada Ordem por ter repelido o inimigo;
1834 - Batalha de Almoster, em 18 de Fevereiro, sendo por esta acção concedidas 6 condecorações da Ordem da Torre de Espada às 3 companhias que sustentaram o fogo na ponte e estenderam em atiradores, conservando o ponto em frente da Valla que o inimigo ameaçava passar.

RECUOS E MAIS RECUOS


Parece estar na moda os recuos constantes dos governadores, seja do país ou de um município. Desta vez foi os dirigentes da câmara municipal de Tomar, parece que afinal a Feira de Santa Iria volta para o local onde sempre se realizou, na Várzea Grande. Segundo parece os feirantes recusam-se a deslocar-se a Tomar caso o espaço para os divertimentos não seja no seu local habitual.
Na minha modesta opinião, discordo do local que a câmara atribuiu para o evento, além de ser relativamente distanciado da cidade, os acessos para quem vem de fora não são os melhores.
A minha sugestão:
Porque será que a câmara não opta pelo espaço entre o hipermercado "Modelo" e o Hospital? Existe ali um descampado que seria muito melhor para a realização da feira anual de Tomar, além do mais tem acessibilidades excelentes para os forasteiros.

domingo, 10 de agosto de 2008

REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 15 (5)

Terminada a Guerra Peninsular, o Regimento de Infantaria N.º 15 atravessa os Pirinéus e regressa a Portugal coberto de imortal glória por ter feito respeitar o nome português, indo aquartelar-se em Braga, onde tinha então a sua sede, sendo transferido para Guimarães em 1816.
Em Julho de 1817 destacou o seu 1.º Batalhão para o Brasil onde assiste ao movimento liberal do Rio de Janeiro, regressando a Portugal em 1822.
Aqui em 1820, adere o Regimento à Revolução Liberal iniciada pela guarnição do Porto, acompanhando à Capital a Junta Provisória.
Em 1821 volta a ter quartel em Braga e tomando parte nas lutas liberais, entra no Combate da Ponte de Amarante em 1823 contra as forças absolutistas do General Silveira, seguindo depois para a Régua, onde também combateu em 1824, e, em perseguição dos rebeldes, para Mirandela e Bragança, sendo elogiado em Ordem do Dia de 19 de Novembro de 1827 «Pela sua leal conduta ao legítimo soberano e às instituições liberais por ele outorgadas».
Em 1828, achando-se de guarnição em Almeida, pronuncia-se a favor da Revolução Liberal, iniciada no Porto em 16 de Maio, não tendo, porém, saído daquela praça.

sábado, 9 de agosto de 2008

CUIDADO-BURLÕES SEMPRE A INOVAR


Se lhe baterem à porta e se lhe disserem que é da EDP, água, Segurança Social ou até mesmo de instituições bancárias, tenha cuidado se essa pessoa não passa de um burlão para tentar sacar alguma coisa de sua casa. Normalmente são pessoas bem vestidas e bem falantes o que dificulta a distinção, mas se tiver em atenção todos os pormenores talvez os consiga distinguir.
Cada vez mais os burlões têm mais técnicas para enganar as pessoas, principalmente os mais idosos, como é o caso da falsa carteira encontrada no chão ou a da falsa encomenda para um vizinho.
Esteja atento a todos os pormenores destas técnicas usadas e também a outras possíveis em que lhe pareça minimamente estranho, já que os burlões andam sempre a inovar as suas técnicas.
Isto é completamente verídico e que também se passa na cidade de Tomar. Um familiar meu já sofreu uma tentativa de burla, através da técnica da carteira, em plena luz do dia e num local de movimento, designadamente na Ponte Velha.
Veja os pormenores de algumas das técnicas usadas pelos burlões no Notícias de Ourém.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

SALTO DE TRAMPOLIM DE TOMAR A PEQUIM

Leia a entrevista e assista ao vídeo de Ana Rente nesta página.

PORTUGAL EM PEQUIM

A comitiva portuguesa já desfilou no Estádio Nacional de Pequim, com os 92 atletas e oficiais portugueses a entrarem na pista erguendo cachecóis de Portugal, seguindo a bandeira lusa elevada por Nelson Évora. Portugal foi a 175.ª delegação a entrar no estádio entre 204.

Tomar também se faz representar pela atleta de salto em trampolins, Ana Rente, à qual desejo a melhor sorte e que faça um bom desempenho. Ana rente entrará em prova dia 16 de Agosto, Sábado, pelas 4 horas.
Foto- Luca Bruno/AP

REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 15 (4)

Portugal é de novo invadido e durante a guerra que então se seguiu e ficou na história com o nome de Guerra Peninsular, o Regimento de Infantaria N.º 15 entrou em diversas batalhas e acções em que algumas merecem maior relevo:

1.ª - O assalto à Praça de Badajoz, considerado um dos feitos de armas mais notável da Guerra Peninsular e em que o Regimento de Infantaria N.º 15 foi a primeira força a entrar no recinto fortificado, sob o comando do Coronel Luís do Rego Barreto, cognominado, pelo Marechal Beresford, de «O Bravo».
Foi maravilhoso o heroísmo das tropas anglo-portuguesas que neste assalto perderam, entre mortos e feridos, 4000 homens.
Wellington e Beresford louvaram altamente o valor das tropas portuguesa nesta ocasião, o Parlamento Inglês voltou-lhes agradecimentos solenes da mesma forma que às tropas britânicas, e o Príncipe Regente, depois Rei D. João VI, enviou do Rio de Janeiro a Beresford uma carta na qual dizia:
»...Não posso de deixar de congratular-me convosco pelo brilhante lustre que novamente adquiriram as minhas tropas nesta gloriosa acção. O seu valor, a disciplina e firmeza que tanto as distingue e que mereceram o vosso louvor, formam ao mesmo tempo o elogio do digno general que as organizou e habituou a ganharem os louros de que se têm coberto. Eu vos dou, pois, os devidos parabéns e por esta ocasião vos renovo os meus agradecimentos e vos encarrego igualmente de agradecer em meu nome aos oficiais generais, oficiais e soldados do meu Exército, a mui digna e distinta conduta que tiveram nesta arriscada e brilhante entrega, assegurando-lhes ao mesmo tempo a minha especial e particular atenção que terei em recompensar tão assinalados serviços...»

2.ª - A Batalha de Vitória que, sendo das mais renhidas, teve para os franceses as mais terríveis consequências militares e políticas, obrigando-os a abandonarem definitivamente o território da Península.
A sua derrota foi formidável, conquanto a perda em homens não tivesse sido proporcional à perda de artilharia.
Perderam os franceses toda a sua artilharia e toda as suas bagagens, incluindo as do Rei José que teve de abandonar a sua carruagem e montar a cavalo para mais depressa fugir.
As tropas portuguesas distinguiram-se extraordinariamente nesta batalha e tanto que Beresford, entusiasmado, pediu ao Príncipe Regente uma distinção especial para alguns dos Regimentos.
A Ordem do Dia em que se relata o procedimento das tropas portuguesas nesta batalha diz:
»... O Sr. Marechal dá os seus agradecimentos ao Sr. Brigadeiro Frederico Spry e aos oficiais, oficiais inferiores e soldados do seu comando, composto dos Regimentos de Infantaria N.º 3 e 15, pela sua conduta e firmeza...»

3.ª - A tomada da Praça de S. Sebastião, uma das mais sanguinolentas acções desta guerra.
Forças importantes francesas tinham-se fortificado nesta praça e não havia meio de as desalojar. Formaram-se várias colunas de assalto, mas todas foram repelidas com perdas importantes. Três vezes se repetiu a tentativa e três vezes se malogrou. Então Luís de Rego Barreto, nessa ocasião já general e comandante da 3.ª Brigada Portuguesa, de que o Regimento de Infantaria N.º 15 fazia parte, apeia-se do cavalo, toma a Bandeira do 15 nas suas mãos e, no meio da metralha que espalhava a morte com prodigalidade, clama para o seu antigo Regimento: « Soldados! Pertence agora ao vosso comandante morrer nesta praça» e correndo, com denodo sobre a brecha, leva os soldados atrás de si, os quais, electrizados por tanta ousadia se tornaram invencíveis.
Por esta acção em que o Regimento de Infantaria N.º 15 teve 104 mortos e 85 feridos, foi o mesmo novamente elogiado em Ordem do Dia e foram-lhe concedidas algumas promoções por distinção.
Luís do Rego Barreto obteve como prémio do seu intrépido esforço o Governo desta Praça.
Em comemoração destes feitos, a Bandeira do Regimento de Infantaria N.º 15 tem hoje bordadas a letras de oiro as palavras e datas:
BADAJOZ - 1812
VITÓRIA - 1813
S. SEBASTIÃO - 1813
Estes dizeres atestam o valor da unidade nessa luta homérica e encarniçada em que durante anos se empenhou contra o invasor, que não só repeliu do nosso país mas ainda perseguiu tenazmente além fronteiras e bateu dentro do seu próprio lar: a França.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A ORIGEM DO CHEQUE

Surgiu na Idade Média com os Cavaleiros Templários e, por volta do séc. XIX era utilizado pela realeza britânica para receber pagamento dos tesoureiros. A França foi o primeiro país a regulamentar o cheque.

REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 15 (3)

Quando a Nação se revoltou contra os franceses de Junot e se procurou reconstruir os meios de defesa e reorganizar a força pública que aquele General tinha aniquilado, a Junta de Campo Maior reorganizou o Regimento de Infantaria N.º 15 que assistiu ao ataque de Évora e após o desastre ali ocorrido retirou para Estremoz.
Terminada a 1.ª invasão francesa, o Regimento de Infantaria N.º 15 foi de novo organizado por decreto dos Governadores do Reino em 30 de Setembro de 1808, indo para Vila Viçosa.
Passado algum tempo é dada uma outra organização ao Exército, cujo comando foi confiado ao Marechal General inglês, Sir William Carr Beresford o qual transformou o nosso Exército numa força organizada e disciplinada, passando o Regimento de Infantaria N.º 15 a guarnecer a linha do Tejo entre Tomar e Torres Novas, na previsão de uma nova invasão.
Segue depois para Castelo Branco e daqui para Lamego onde recebeu os melhores elogios de Beresford.
É depois aquartelado em Braga e quando o General inglês, Sir Artur Wesllesley foi investido na chefia suprema dos Exércitos Aliados e fez ocupar por fortes destacamentos a linha do Tejo desde Alcântara, em Espanha, até Lisboa, o Regimento de Infantaria N.º 15 volta a guarnecer Tomar e Torres Novas.

REGRESSO PARA BREVE

Brevemente o Tomar, a cidade regressa com "Viagens pelo Norte de Portugal".
Fique atento!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 15 (2)

Em 1807, isto é, um ano depois de o Regimento passar a ser designado pelo N.º 15, Portugal é invadido pelos franceses e Andoche Junot, Comandante das tropas invasoras, dissolve o nosso Exército a fim de dar satisfação às instantes recomendações de Napoleão que lhe mandava desarmar o País e mandar para Baiona as melhores tropas portuguesas. Numa das suas cartas (12 de Novembro), Napoleão apontava a Junot os perigos de deixar aos portugueses quaisquer recursos de defesa e dizia: « car, enfin, la Nation Portugaise est brave» e mais adiante « Je vous répete, il faut renvoyer les tropes portugaises et desarmer le pays».
Junot forma, então, com os melhores elementos do nosso país a Legião Portuguesa, destinada a servir nas hostes napoleónicas, constituindo com o Regimento de Infantaria N.º 15 um Batalhão de Caçadores que, sob o comando do Major Francisco Cláudio Branco, foi incorporado na Legião de Tropas Ligeiras.
Enquanto os seus irmãos de armas se engrandeciam lutando desesperadamente pela libertação do seu país invadido, as tropas da Legião Portuguesa ganham louros de glória na sua marcha nas margens do Tejo às margens do Vouga, distinguindo-se em Wagram, em Smolesko, em Moscovo e no Berezina, merecendo os maiores elogios e as mais altas honrarias desse grande génio que foi Napoleão.
Os sobreviventes dessa epopeia regressaram em número muito reduzido à Pátria que primeiramente os acolheu com desconfiança mas mais tarde lhes agradeceu o terem sabido sustentar tão valorosamente a honra do nome português.

FILHOS DA PUTA

Quem pensa que não os há, está redondamente enganado. Ainda os há, e capazes de tudo. Ainda hoje, estacionei o meu carro na Várzea Grande e quando cheguei para me ir embora deparei-me com uma enorme amolgadela na parte lateral direita. O filho da puta que provocou isto deveria ser proíbido de conduzir, porque além de ser surdo e cego é um autêntico anormal e um cobarde. Sim, cobarde porque fugiu como se nada tivesse acontecido.
Agora o otário (eu) que pague o estrago.
Alerto todos para ter em atenção o estado do seu veículo antes e depois de estacionar, não vá um merdoso completamente cego marrar contra ele.
A sociedade em que estamos inseridos está a cada dia que passa muito pior. Pior ainda é que pouco ou nada podemos fazer para para a melhorar.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

QUINTA DO BILL


Nasceram em meados de Setembro de 1987 e desde então muita boa música nos têm dado. Caso disso são: "Sem Rumo", "Aljubarrota", "Alcácer Quibir", "Filhos da Nação", "No Trilho do Sol", "Voa", "Reunir aos meus Amigos", entre muitas outras.
Os Quinta do Bill são formados actualmente por Carlos Moisés, Paulo Bizarro, Jorge Costa, Carlos Calado, Miguel Urbano e Dalila Marques.
Para ouvir e ver as letras de toda a discografia dos Quinta do Bill basta aceder à sua página.

REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 15 (1)

Quando, por Decreto de 19 de Maio de 1806, as Unidades de Infantaria do Exército Português até então designadas pelo nome do seu Comandante ou pelo nome da terra onde estavam de guarnição, foram, pela primeira vez numeradas, coube ao n.º 15 ao então 2.º Regimento de Olivença que tinha sido criado em Novembro de 1707, no reinado de D. João V.
Logo no começo do seu reinado, D. João V tratou de melhorar as condições do Exército e promulgou Novas Ordenanças que, moldadas nas francesas, trouxeram às nossas instituições militares os aperfeiçoamentos mais notáveis da época.
Os Terços, nome dado às unidades de infantaria, desde que após a Revolução de 1640 se constituiu o primeiro Exécito Permanente de Portugal, foram substituidos pelos Regimentos, que se compunham então de 12 companhias, incluindo a de granadeiros, comandadas por capitães, sendo o Regimento comandado por um coronel com um estado maior constituído por um tenente-coronel, um sargento-mór, dois ajudantes e um cirurgião.
O Regimento de Infantaria N.º 15, herdeiro, portanto, do 2.º Regimento de Olivença, foi sempre uma unidade distinta e de valorosas tradições.

FELIZ ANIVERSÁRIO

O Jornal "O Templário" está de parabéns pelo seu aniversário. O "Tomar, a Cidade" deseja que continue a desenvolver o seu excelente trabalho de dar a conhecer o que se passa na região e de informar todos os tomarenses e não só.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

JANELA DO CAPÍTULO

Arquitectura do estilo Manuelino e situada no Convento de Cristo, está virada a poente na direcção longínqua do mar. Toda ela é uma evocação de apetrechos náuticos, canais e anémonas, cadeias e flutuadores e símbolos régios, entre os quais Escudo, Cruz de Cristo e Esfera Armilar, entoam o cântico mais formidável que a arquitectura de um povo de nautas dedicou à glória dos Descobrimentos.

PENSAMENTOS DIURNOS

"Se a palavra que vais dizer não é mais bela do que o silêncio, não a digas."

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

AGROAL INTERDITO


Muitos emigrantes já chegaram, muitos outros estão a chegar.
Um dos destinos mais populares e concorridos dos emigrantes é o Agroal, só que este ano, e estamos já em Agosto, não é permitido ir a banhos devido às obras de restauração daquela zona fluvial.
Segundo avançou o "Notícias de Ourém" o término das obras está para breve.

PORTUGAL REAL

Vais "dar uma"?
O Governo dá-te a camisinha.

Já "deste uma"?
O Governo dá-te a pílula do dia seguinte.

Engravidaste?
O Governo dá-te o aborto.

Tiveste um filho?
O Governo dá-te o Abono de Família.

Desempregado?
O Governo dá-te o Subsídio de Desemprego.

Apanhaste SIDA?
O Governo dá-te tratamento e apoio.

Estás preso?
O Governo dá-te comida, apoio psiquiátrico, repara os danos que fizeres na prisão, dá-te direitos humanos, reabilita-te e reinsere-te socialmente.

Não tens casa e vives numa barraca?
O Governo cria apoios e habitações para te dar. E se fores de etnia cigana a tua câmara dá-te uma casa, de borla! Se não gostares dela, exige outra. Além disso, o Governo atribui-te o subsídio de integração. Só de nome, porque integrares-te, isso nunca. Mas se não protestares, então tens que ser cumpridor e pagares tudo, mesmo que isso represente um terrível sacrifício para ti.

Mas experimenta estudar, ser um cidadão decente e de bem e pagar a tua própria casa para veres os impostos, taxas e afins que passas a pagar!!!

(Um obrigado à Marta Costa)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...