quarta-feira, 20 de agosto de 2008

REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 15 (10)

Até ao dia 9 de Abril de 1918 foram muitas as acções em que o Batalhão de Infantaria N.º 15 tomou parte e em que se distinguiram os seus oficiais, sargentos e praças que receberam muitos louvores, muitas condecorações e algumas promoções por distinção.
Dentre essas acções apenas se destacam duas: a da madrugada do dia 14 de Agosto de 1917 e a da madrugada do dia 7 de Março de 1918.
1.ª- Executaram os alemães um dos seus mais importantes raids contra a frente do C.E.P.
Às 04:15 rebenta o bombardeamento que foi a princípio tomado como coisa corrente mas que pouco depois, pela sua intensidade e por serem utilizadas granadas de fumo, se reconheceu tratar-se da preparação dum ataque. As patrulhas de escuta anunciam a aproximação do inimigo; pede-se o auxílio da artilharia e os soldados do 15 que se encontravam na esquerda do sector de ataque firmam-se no parapeito, de baioneta calada, dedo no gatilho e olhos em frente. As metralhadoras inimigas rasam a nossa linha e alguns homens vão caindo. A barragem inimiga alonga-se para a retaguarda em logo em seguida surgem uns 400 homens de tropas especiais de assalto divididos em 2 colunas, uma das quais fez o ataque demonstrativo sobre a direita de Infantaria N.º 15. Começa então a desenhar-se na «Terra de Ninguém» uma linha de granadas de espingarda perpendicularmente ao parapeito que lenta mas metodicamente se vai deslocando paralelamente a si mesma para a direita, varrendo o terreno e enxotando os alemães da frente da unidade ao mesmo tempo que o tiro certeiro dos atiradores os ia dizimando.
Por esta acção foram louvados em Ordem da Brigada muitos componentes do Batalhão.
2.ª- Após 4 dias de incessantes e intensos bombardeamentos, os alemães tentam tentam mais uma vez penetrar nas linhas defendidas pelo Batalhão de Infantaria N.º 15, mas agora com efectivos muito mais importantes. São mais uma vez repelidos com fortes perdas e sem conseguirem fazer prisioneiros.
O Batalhão recebeu o seguinte telegrama:
« O Comandante do 1.º Exército Britânico deseja que sejam transmitidas ao Batalhão de Infantaria N.º 15 as suas congratulações pelo completo sucesso repelindo esta manhã o raid inimigo».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...