sexta-feira, 25 de julho de 2008

TOMAR, CIDADE SEM RUMO

Antes de mais gostava de esclarecer algumas coisas a respeito da minha pessoa. Eu não faço parte nem apoio qualquer grupo partidário. Eu apoio quem demonstra trabalho e quem faz algo por alguém.
O que irei dizer a seguir é a opinião de um cidadão comum, residente e natural da cidade de Tomar, ou seja a minha opinião.

No século XV Tomar assistiu ao pior momento de toda a sua História ao ser devastada pela Peste Negra.
Hoje, pleno século XXI, Tomar vive o pior momento da Era Moderna. É triste e vergonhoso, mas é a pura realidade da cidade de Tomar. Cidade que até foi a primeira a sê-lo no distrito de Santarém, mas que hoje se encontra muito atrás de concelhos pertencentes ao mesmo distrito. Tomar tem ficado para trás em todos os aspectos relacionados com a evolução.
Tomar não tem indústria, sobrevive principalmente do turismo, mas os dirigentes responsáveis não têm capacidade de desenvolver, de organizar uma base estrutural capaz de responder às exigências necessárias que a cidade necessita.
Desde a extinção do Parque de Campismo que se tem vindo a verificar uma redução de turistas, e aqueles que visitam a cidade são os que têm possibilidades financeiras mais elevadas, os outros só mesmo de passagem.

Inúmeros empresários têm tentado investir em Tomar, mas normalmente são ignorados pela mentalidade retrógrada em que Tomar vive. Com estas atitudes é normal haver reacções negativas na área empresarial com consequências gravíssimas.
Os dirigentes camarários não demonstram qualquer interesse ou sensibilidade para responder face aos problemas de desemprego que Tomar tem.

Muitas obras se têm feito na cidade, o que é um facto, obras essas que são para alterar outras anteriormente construídas, o que só revela falta de organização e competência. O caso da Ponte do Flecheiro, que é muito bem-vinda, é um caso destes, senão reparem a quantidade de pontes que ali existiram em tão poucos anos. Outro caso é o das lombas, pois estão constantemente para remodelação. No que respeita à estrada que liga Tomar ao Convento trata-se de uma autêntica atrocidade, existe o risco de derrocada o que poderá provocar uma catástrofe à zona envolvente. Com tantas obras ninguém é capaz de solucionar este grave problema.

O desporto em Tomar já viveu grandes momentos de alegria e euforia, hoje só não está uma nulidade devido a instituições privadas ou por muito esforço de alguns, o que é de louvar.
O Estádio foi totalmente demolido para ali se instalar um campo de futebol com relva sintética e meia dúzia de lugares sentados numa espécie de bancada pré-fabricada.
O Parque de Estacionamento era muito bem visto caso o Parque de Campismo não encerrasse, assim está entregue maioritariamente às moscas.
Ainda em relação ao desporto gostava de salientar o esforço dos dirigentes do S.C.Tomar, que apesar das suas dificuldades estão a conseguir um visível renascimento do clube e que têm tentado de uma maneira ou de outra satisfazer as expectativas dos adeptos e associados.

Tomar tem ainda o problema da habitação, o comércio de imóveis não consegue acompanhar a concorrência dos concelhos vizinhos, estes que têm vindo a crescer de ano para ano, enquanto Tomar tem assistido impávida sem nada fazer.
Tomar precisa urgentemente de uma remodelação estrutural e organizacional antes que o caos se instale por completo.

6 comentários:

  1. Ainda assim Luís não falemos apenas os erros que esta cidade tem.
    É de salientar, no aspecto do turismo que é das poucas cidades em que a entrada nos monumentos é gratuita, apenas excepcionando o convento de cristo.
    Tem um museu dos fósforos único na europa, e da sua dimensão talvez do mundo !

    A capela de santa iria que presenciou uma lenda que enriquece Tomar e Santarém.
    Com a presença dos estilos barroco, manuelino e renascentista de diferentes séculos. E com os azulejos primórdios do uso de amarelo.

    Sta Maria do Olival do sec 12, construída pelos templários e que os acolheu durante muitos anos, tendo os seus graos mestres lá sepultados.

    S. João com a fantástica talha dourada e o pulpito manuelino, as coroas de Maria e Manuel I.


    Sem esquecer que em todos os monumentos explorados pela câmara (9 com entrada livre e 1 com entrada paga de apenas 2,50€(?) ) se encontram vigilantes 9 horas por dia incluíndo semana e fim de semana e feriados, e que não entrando nenhum € pela entrada dos turistas nos monumentos, a câmara disponibiliza salários a todos os vigilantes deste projecto e ainda trata da manuntenção dos monumentos.

    e isto, é de louvar !

    ResponderEliminar
  2. Sim, há coisas bem feitas em Tomar, como os transportes urbanos e até mesmo em relação à cultura Tomar está muito melhor (não contando as sessões de cinema).
    Mas no geral estamos ou não estamos atrasados em relação a outros concelhos vizinhos?

    Em relação aos monumentos turísticos acho que há falta de estruturação, poderia e existe de certeza formas mais atractivas de os promover e obter fontes de rendimento através dos mesmos.
    Concordo que não se pague, mas há outras formas de obter receitas.

    Gosto muito de Tomar, mas ao vê-la nesta situação deixa-me triste.

    ResponderEliminar
  3. Sim, a cidade está bastante retrógada e há muita coisa ainda para se fazer !

    A ver vamos.

    ResponderEliminar
  4. Peço desculpa de discordar, mas as são raríssimas as coisas que este(s´) executivo(s) Camarário(s) tem/têm feito, senão vejamos, a estado de preservação dos monumentos (e não nos podemos esquecer que há muito imóvel de interesse público e municipal em Tomar, não são só os mais conhecidos) está muito aquém do esperado, e que só lá vai com alguns empurrões privados, dos media, e da fundos da UE, e mesmo assim vemos que muitos correm o risco de derrocada, já para não falar das intervenções que em vez de melhorarem só pioram como é o caso do Parque do Mouchão.
    E não me venham dizer que não há dinheiro e que a Câmara está endividada! Porque o somatório das obras desnecessárias, dos erros cometidos e do desbarato, chegava para se fazer notar muita diferença!

    Tomar precisa de um abanão urgente, senão corre o risco de pura e simplesmente desaparecer do mapa (leia-se: figurar como uma cidade de menor importância no contexto do Médio Tejo).

    ResponderEliminar
  5. Penso que todos estamos de acordo em relação a uma coisa: Tomar tem patrimonio suficiente para se tornar um grande ponto de turismo em Portugal... Até dos maiores do pais... está situado ao lado do Santuario de Fátima, está a 1h30min de Lisboa... Mas....
    Vem tds os iconvenientes que conheçemos...

    Temos de pagar nos bons exemplos e segui-los...
    Obidos... uma vila... com muito mais turismo que Tomar... porquê? muitas actividades e boa divulgação... Só me recordo de um momento unico memoravel em que se retratou o passado em Tomar... 1960 Festa historica... na cidade e no Castelo magnifico... porquê que não se faz todos os anos no veão uma feira medieval,,, reviver batalhas... colucar um desempregado nas ruas de tomar a passear vestido de templario, sei la tanta coisa que daria vida e animação à cidade,,,

    Mas.. tudo o que vejo são dezenas de obras a decorrer ao mesmo tempo e mais de metade delas paradas... (em torres novas a construção de uma rotunda demorou 2 semanas....; em tomar demoraria 2 meses!!!)

    Com a historia e patrimonio que tomar tem faz falta um museu onde pode mostrar centenas de objectos que estão esqueçidos em gavetas e estantes...

    Fazer do convento o centro de estudos da ordem do tempo, de cristo e dos descobrimentos, visto ser as origens de tudo isto...

    Tomar em potencial para puder ser uma grande cidade... tem que apostar no turismo, na criação de emprego, com ajudas ao pequeno comercio (são os que ainda conseguem sustentar a cidade), ìncentivar a instalação de grandes empresas nas nossas zonas industriais... lembro me perfeitamente do Feira Nova quer abrir a sua superficie comercial junto do IPT... porque não foi para a frente...? alguem encheu os bolsos com propostas recusadas e quando falo destas falo de muitas outras que se ouvem nas ruas de Tomar... o que me enche de triteza.. pois uma cidade de tanta cultura.. com gente tão pouco culta...

    Estou ao vosso dispor para todos juntos conseguirmos elevar Tomar!

    Bem hajam!

    ResponderEliminar
  6. Obrigado ao Virgilio Alves por comentar no "Tomar, a Cidade".

    Obrigado também ao comentário de um anónimo em que disse coisas com muito nexo.

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...