quinta-feira, 21 de agosto de 2008

REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 15 (11)

No dia 9 de Abril de 1918, oito divisões alemãs atacam em massa a nossa única e cansada Divisão que apesar de tudo soube bater-se com honra, pois quase todos os comandos das unidades da frente foram aniquilados ou feitos prisioneiros nos seus postos. Nesse dia memorável as tropas portuguesas procuraram evitar o avanço alemão até onde permitiu o seu máximo esforço.
O esforço das nossas tropas traduz-se nos seguintes números: 327 oficiais e 7500 praças.
Após esta dura batalha o Regimento de Infantaria N.º 15 entrou noutras acções, recebendo por isso louvores e também as palavras na Bandeira da unidade bordadas a oiro:
La Lys; Richebourg; Canal de Lawe; La Couture.
Foi ainda o 15 o único Batalhão que trouxe da França 2 condecorações para a sua Bandeira:
Medalha de Oiro de Valor Militar e Comenda da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.
Foi também condecorada pelo governo italiano com a Croce al Merito di Guerra.
Na biblioteca do Regimento há um livro de autoria do Major Ferreira do Amaral que comandou o Batalhão em França, denominado "O 9 de Abril" com a seguinte dedicatória que atesta galhardamente o valor da unidade:
«À Biblioteca Regimental dos mais bravos soldados de Infantaria portuguesa nas planícies de Sur-la-Lys, os do Batalhão de Infantaria 15 da França, oferece o Major J. M. Ferreira do Amaral para que a maior honra da sua vida foi o ter sido comandante de tais soldados».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...