Por volta de 1554, Leonardo Da Vinci descobriu o princípio da câmara escura. Segundo este princípio, a luz reflectida por um objecto, projecta a sua imagem no interior de uma câmara escura, que contêm um orifício para a entrada de raios luminosos. Fazendo uso deste princípio, muitos artistas simplificavam o trabalho de copiar objectos e cenas, utilizando câmaras dos mais diversos formatos e tamanhos. Ficavam dentro da própria câmara e pintavam a imagem reflectida numa tela ou pergaminho preso na parede oposta ao orifício da caixa.
Mais tarde, o francês Joseph Nicéphore Niépce motivado pela recente descoberta da litografia (do grego: impressão pela pedra), e sendo de grande espírito inventivo, começou a pensar no assunto por volta de 1813, aos 43 anos de idade.Porém, só a partir de 1816 é que estudou o assunto profundamente. No entanto, estas fotografias tinham dois grandes inconvenientes: exigiam, pelo menos, 10 horas de exposição à luz e apresentavam fraco contraste entre claros e escuros.
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