domingo, 10 de agosto de 2008

REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 15 (5)

Terminada a Guerra Peninsular, o Regimento de Infantaria N.º 15 atravessa os Pirinéus e regressa a Portugal coberto de imortal glória por ter feito respeitar o nome português, indo aquartelar-se em Braga, onde tinha então a sua sede, sendo transferido para Guimarães em 1816.
Em Julho de 1817 destacou o seu 1.º Batalhão para o Brasil onde assiste ao movimento liberal do Rio de Janeiro, regressando a Portugal em 1822.
Aqui em 1820, adere o Regimento à Revolução Liberal iniciada pela guarnição do Porto, acompanhando à Capital a Junta Provisória.
Em 1821 volta a ter quartel em Braga e tomando parte nas lutas liberais, entra no Combate da Ponte de Amarante em 1823 contra as forças absolutistas do General Silveira, seguindo depois para a Régua, onde também combateu em 1824, e, em perseguição dos rebeldes, para Mirandela e Bragança, sendo elogiado em Ordem do Dia de 19 de Novembro de 1827 «Pela sua leal conduta ao legítimo soberano e às instituições liberais por ele outorgadas».
Em 1828, achando-se de guarnição em Almeida, pronuncia-se a favor da Revolução Liberal, iniciada no Porto em 16 de Maio, não tendo, porém, saído daquela praça.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...