segunda-feira, 12 de março de 2012

Cidades de Portugal - Tomar 1920 (I)

A revista Ilustração Portugueza de 1920, na sua rubrica "Cidades de Portugal", destaca a "pitoresca cidade do Nabão", evocada pelo saber e pela prosa do coronel de engenharia e arqueólogo Garcez Teixeira, inspector da 7ª divisão do Exército e fundador do Museu Gualdim Pais.

O "Tomar, a Cidade" irá aqui transcrever na íntegra, em cinco partes (uma por cada página publicada), a reportagem.

"Quer seja porque a risonha cidade de Tomar tenha progenitora a problemática "Nabância" ou a desaparecida "Selia",ou porque ela tenha ido buscar o seu nome ao nosso conhecido tomilho ou porque o tenha recebido do árabe "Tamaramá" ou ainda do brado do glorioso D. Gualdim Pais: "Tomal-o! Tomal-o!", quando corria atrás de um javali, o certo é que aquela cidade é um dos belos cantinhos do nosso país.
Se já houvesse o tão falado e desejado caminho de ferro do Entroncamento-Tomar-Batalha-Alcobaça-Nazaré e se os visitantes não soubessem que há hotéis na cidade se não quando lhes é apresentada a conta da hospedagem, não há dúvida que desde a Primavera até ao Outono aí iriam milhares de portugueses em piedosa peregrinação ao nosso mais português e mais completo monumento arquitectónico. E não é só o Convento de Cristo que há ali para ver. Veja-se a maravilhosa paisagem que desenrola ao longo do pitoresco Nabão, desde o Açude da Fábrica até à Matrena!!
A Fonte Quente, Quinta do Almeida, Padrão, Marianaia, Pinhal de S. Cita e mil outros trechos, são outros tantos assuntos para surpreendentes quadros e, ainda há pouco tempo, um dos nossos primeiros pintores, me mostrava, de sobre a ponte, a vista para jusante, debaixo de misteriosa luz que já não é de dia mas que ainda não é de noite e me dizia -  "Bruger, a morta!!"
Antes porém de visitarmos o notável e patriótico monumento, vejamos rapidamente, o muito que a cidade nos oferece.
Logo à entrada há o Hospital civil, característica construção com a sua ampla igreja, depois o Palácio dos Cubos, "Os Estarros", S. Francisco, o "Padrão" da Várzea Grande e retrocedendo, e indo pela Rua Direita, deparamos com a bela Igreja de S. João Baptista, restaurada em 1510 por D. Manuel, com os seus elegantes portões da entrada principal e lateral e com a sua esbelta torre, talvez a mais bela de Portugal. Dentro o delicado púlpito, rival do de Santa Cruz em Coimbra, e os 8 quadros da Capela-Mor e o "Baptistério" da Sacristia, belas obras dos nossos primitivos pintores ou talvez alguns de pincel flamengo. Pela "Apresentação da Cabeça de S. João", que se vê restaurado pelo mágico pincel de Luciano Freire, se pode fazer a ideia do seu valor e do que viria a ser o tríptico que se acha actualmente sofrendo a necessária beneficiação.
Defronte levantam-se os Paços do Concelho. Admirando as suas janelas de canto, na rua Direita de S. João, passamos a ponte manuelina e paramos diante do portal da Capela de Santa Iria, obra insigne de João de Castilho e, entrando, admiramos o magnífico retábulo, o "Calvário", em pedra de Ançã. Depois seguimos até Santa Maria do Olivais, relíquia sagrada de tempos de fé e de patriotismo. Como sede dos Templários e mais tarde da Ordem de Cristo, foi sobre esta "Baila" de todas as igrejas que a Ordem de Cristo fundou na Europa, África, Ásia e América.
Hoje estaria em lastimável ruína, se não lhe acodem tão depressa os esforços da "União dos Amigos dos Mestres da Ordem de Cristo", fazendo-se obras necessárias à sua conservação. Nela se enterraram os Mestres da Ordem dos Templários e um da de Cristo. Daqueles ainda existem dois epitáfios: um de Gualdim Pais, o imortal fundador de Tomar e o outro de Lourenço Martins. D. Diogo Pinheiro, célebre português do século XVI, também ali está sepultado em jazigo notável de arquitectura.
Seguindo pela estrada fronteira a "Santa Maria" encontram-se, a dois quilómetros, as ruínas romanas que de começo se baptizaram com o nome de "Nabância".
Nesta estrada, a meio caminho de "Nabancia", é que existe a estilizada casa portuguesa do Dr. Vieira Guimarães, que, entre outros motivos artísticos, conta com uma antiga janela em linda arquitectura manuelina. (...) CONTINUA...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...