terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dr Vieira Guimarães

Pouco se sabe da vida pessoal do Dr. José Vieira da Silva Guimarães. Sabe-se que foi um grande historiador, escritor, médico, erudito, académico e professor, nasceu em 1864 e viria a falecer em 1939. Hoje, o "Tomar, a Cidade" dá a conhecer um pouco mais deste ilustre historiador que residiu na actual casa denominada "Vieira Guimarães", que após a sua morte deixou a casa para o concelho local, com o direito de sua esposa viver lá até à sua morte.

Em 1921, a "Ilustração Portugueza" na rubrica "Casas Portuguesas", destaca a Casa "Vieira Guimarães", mas não a aquela a que os tomarenses vêem diariamente à entrada da antiga Corredoura.
Segundo aquela revista do início do século, a casa em que o historiador vivia era perto do rio Nabão, mas numa quinta com um enorme olival, que actualmente se encontra quase ao abandono. Isto em 1921, pelo que se apura, a Casa "Vieira Guimarães" actual, data de 1922, logo este adquiriu-a e restaurou-a com detalhes da sua casa na quinta, onde se destaca o relógio de sol.
Clicar nas imagens para ampliar

Vieira Guimarães, além de ser um historiador, era também um coleccionista de arte, a decoração de sua casa era todo um museu com espírito de Tomar.


Algumas das suas obras mais reconhecidas:
- O poema de pedra de João Castilho em Tomar
- Thomar – Notícia Histórico – Archeológica e Artística do Monumento de Christo e das Egrejas de Santa Maria dos Olivais, de Santa Iria e de S. João
- A cruz da ordem de Cristo nos navios dos descobrimentos Portugueses
- O monumento de Cristo, em Tomar, e as missões religiosas
- Thomar e o além-mar
- Marrocos e três mestres da ordem de Cristo
- O Século XII e a Fundação do Castelo de Thomar
- A trilogia monumental de Alcobaça, Batalha, Thomar e o caminho de ferro
- A Ordem de Cristo
- O claustro de D. João III em Thomar

2 comentários:

  1. Excelente descoberta. Não só nos deixa conhecer um pouco do Vieira como dá-nos a conhecer uma outra casa que deve ser desconhecida do público em geral.

    ResponderEliminar
  2. Excelente descoberta. Não só nos deixa conhecer um pouco do Vieira como dá-nos a conhecer uma outra casa que deve ser desconhecida do público em geral.

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...