quinta-feira, 31 de julho de 2008

REVISTA "O SÉCULO" DE 13 DE JANEIRO DE 1932

Apela-se a quem possuir a revista "O Século" de 13 de Janeiro de 1932, que envie uma cópia do desenho que lá se encontra sobre a Galilé de Santa Maria dos Olivais para Os Cavaleiros Guardiãos de Santa Maria do Olival.



FERIADO MUNICIPAL


Amanhã, 1 de Agosto, realiza-se o segundo "Feriado Municipal" de Tomar. Prevê-se uma grande afluência de cidadãos tomarenses à Praça da República para a cerimónia.
Já está confirmada a presença das personalidades mais importantes e das figuras mais caricatas da cidade Tomar.
Até a RTP vem cá!
Compareça e traga a família! Este Verão a festa vai ser Total!

quarta-feira, 30 de julho de 2008

VERÃO ACTIVO PARA OS MAIS NOVOS

Apesar de na maioria das vezes criticar a cidade Tomar, não quer dizer que não goste da cidade. Antes pelo contrário, gosto e muito. Só acho uma pena que a cidade não desenvolva ao mesmo nível que outros concelhos.
Fica um elogio para a história (estou na brincadeira como é óbvio), pois trata-se mesmo de uma excelente iniciativa.
Hoje venho louvar a excelente a iniciativa da Câmara Municipal de Tomar, que vi através do blogue da Serra de Tomar, que convida os mais jovens para Férias - Verão em Acção.

CONCURSO INICIADO

Foi esta semana aprovado na Câmara Municipal de Tomar a abertura do concurso para a remodelação da E. N. 110, entre a rotunda do R. I. 15 até ao nó do IC 9.
Prevê-se o alargamento da via, passeios de ambos os lados e a remodelação de esgotos.
O concurso foi iniciado com o valor um pouco abaixo dos 2 milhões de euros e com o prazo de execução de 1 ano.

Via O Mirante

PENSAMENTO DIURNO

"O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós."

Jean-Paul Sartre

segunda-feira, 28 de julho de 2008

PEQUENAS DIFERENÇAS SALARIAIS


Hoje o Correio da Manhã publicou os rendimentos declarados dos ministros e os seus vencimentos.
A diferença entre um salário de um ministro para quem recebe o salário mínimo nacional é insignificante. Isto se um ministro trabalhar um mês por ano e quem recebe o salário mínimo trabalhar 12 meses por ano.
Concordo que haja uma diferença significativa, mas não assim tão desproporcional!

PENSAMENTOS NOCTURNOS

"O êxito é a realização progressiva de um sonho."

MILHÕES DE EUROS PARA SANTARÉM

Devido às compensações dadas pelo governo por causa da deslocalização do Novo Aeroporto de Lisboa, Santarém irá receber "milhões, muitos milhões" como afirmou Moita Flores, presidente da Câmara Municipal de Santarém. Disse ainda que "é um país novo que aqui vai nascer."

É com muita expectativa e ansiedade que aguardo a realização do nascimento de um novo país, pois o nosso há muito que está obsoleto.

Via O Ribatejo

PORTUGAL NÃO DESENVOLVE

Assim não vamos lá mesmo.

Um engenheiro português de seu nome Nuno Martins desenvolveu um projecto de um dicionário de bolso inédito, mas em Portugal não existe ninguém para financiar o projecto.
O mais provável é o Nuno Martins avançar com o projecto no estrangeiro, conseguir um grande sucesso e acabar por ser comercializado em Portugal mas com a etiqueta "Made In Spain".

domingo, 27 de julho de 2008

sábado, 26 de julho de 2008

NOVO ESTILO MUSICAL

Myula, assim é o nome da nova banda de música portuguesa. São de Trás-Os-Montes, designadamente de Torre de Moncorvo. Tocam juntos à 2 anos e estão aí para conquistar o público português.
Para quem vai ao "Carviçais Rock" pode vê-los no dia 3 de Agosto.

Via Mensageiro de Bragança

sexta-feira, 25 de julho de 2008

TOMAR, CIDADE SEM RUMO

Antes de mais gostava de esclarecer algumas coisas a respeito da minha pessoa. Eu não faço parte nem apoio qualquer grupo partidário. Eu apoio quem demonstra trabalho e quem faz algo por alguém.
O que irei dizer a seguir é a opinião de um cidadão comum, residente e natural da cidade de Tomar, ou seja a minha opinião.

No século XV Tomar assistiu ao pior momento de toda a sua História ao ser devastada pela Peste Negra.
Hoje, pleno século XXI, Tomar vive o pior momento da Era Moderna. É triste e vergonhoso, mas é a pura realidade da cidade de Tomar. Cidade que até foi a primeira a sê-lo no distrito de Santarém, mas que hoje se encontra muito atrás de concelhos pertencentes ao mesmo distrito. Tomar tem ficado para trás em todos os aspectos relacionados com a evolução.
Tomar não tem indústria, sobrevive principalmente do turismo, mas os dirigentes responsáveis não têm capacidade de desenvolver, de organizar uma base estrutural capaz de responder às exigências necessárias que a cidade necessita.
Desde a extinção do Parque de Campismo que se tem vindo a verificar uma redução de turistas, e aqueles que visitam a cidade são os que têm possibilidades financeiras mais elevadas, os outros só mesmo de passagem.

Inúmeros empresários têm tentado investir em Tomar, mas normalmente são ignorados pela mentalidade retrógrada em que Tomar vive. Com estas atitudes é normal haver reacções negativas na área empresarial com consequências gravíssimas.
Os dirigentes camarários não demonstram qualquer interesse ou sensibilidade para responder face aos problemas de desemprego que Tomar tem.

Muitas obras se têm feito na cidade, o que é um facto, obras essas que são para alterar outras anteriormente construídas, o que só revela falta de organização e competência. O caso da Ponte do Flecheiro, que é muito bem-vinda, é um caso destes, senão reparem a quantidade de pontes que ali existiram em tão poucos anos. Outro caso é o das lombas, pois estão constantemente para remodelação. No que respeita à estrada que liga Tomar ao Convento trata-se de uma autêntica atrocidade, existe o risco de derrocada o que poderá provocar uma catástrofe à zona envolvente. Com tantas obras ninguém é capaz de solucionar este grave problema.

O desporto em Tomar já viveu grandes momentos de alegria e euforia, hoje só não está uma nulidade devido a instituições privadas ou por muito esforço de alguns, o que é de louvar.
O Estádio foi totalmente demolido para ali se instalar um campo de futebol com relva sintética e meia dúzia de lugares sentados numa espécie de bancada pré-fabricada.
O Parque de Estacionamento era muito bem visto caso o Parque de Campismo não encerrasse, assim está entregue maioritariamente às moscas.
Ainda em relação ao desporto gostava de salientar o esforço dos dirigentes do S.C.Tomar, que apesar das suas dificuldades estão a conseguir um visível renascimento do clube e que têm tentado de uma maneira ou de outra satisfazer as expectativas dos adeptos e associados.

Tomar tem ainda o problema da habitação, o comércio de imóveis não consegue acompanhar a concorrência dos concelhos vizinhos, estes que têm vindo a crescer de ano para ano, enquanto Tomar tem assistido impávida sem nada fazer.
Tomar precisa urgentemente de uma remodelação estrutural e organizacional antes que o caos se instale por completo.

JUSTIÇA PORTUGUESA NO SEU MELHOR


ATITUDE REPROVÁVEL

Ao tentar aceder ao blogue "O Jumento" aparece uma mensagem de aviso que o seu conteúdo pode ser reprovável.
Reprovável é a atitude de quem accionou todo este "embaraço" ao Jumento.
Mas como é do conhecimento geral quando alguém diz o que pensa e que não vai ao encontro do que esses reprováveis querem, tentam logo calá-lo.
Há que insistir e continuar a lutar pelo nosso direito de liberdade de expressão.

CURSO INÉDITO NO IPT

Foi criada no Instituto Politécnico de Tomar (IPT) a primeiro licenciatura dedicada especificamente ao estudo do cinema documental, denominada Vídeo e Cinema Documental, leccionada na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA).

quinta-feira, 24 de julho de 2008

MUNDO PERDIDO

Qual a principal preocupação dos Homens? O petróleo, claro está! Depois as guerras, as armas, o dinheiro, o poder e tantas outras coisas mais.
Tudo isto é fútil quando paramos para pensar o que realmente é importante. O petróleo é importante porquê? Para uns é a sua fonte de riqueza, para outros motivo de guerra e para a pessoa comum serve para o seu meio de transporte, mais uma futilidade no fim de contas.
O Homem actual preocupa-se com o seu bem estar presente, não quer saber do futuro da sua geração, quer ter uma casa, um carro, uma família, ir de férias, ter dinheiro, um barco, uma moto e tantas outra inutilidades só para se mostrar ou porque o outro também tem. O que todos querem é aparecer.
O mundo moderno está completamente perdido, a sua evolução foi tanta e tão rápida que caminha a passos largos para o seu fim. Sim, o fim, porque tudo o que tem início também há-de ter um fim.
Em parte esta catástrofe que se adivinha também se deve ao marketing utilizado pelos principais gestores de todo o mundo, limitam-se a destruir tudo o que há de bom.
O aquecimento global é causa disso mesmo, motivado pelo lixo que o Homem produz, pela Natureza devastada, pelos gazes de todos os veículos e por mais uma série de anormalidades.

Poucos são aqueles que lutam pelo futuro do Planeta, e se os "outros" se sentem minimamente incomodados com estes fazem-nos logo calar. Talvez seja pura ignorância da parte dos Homens que estão a destruir o Mundo, que o façam pensando que estão a reagir da melhor forma ou então sabem-no perfeitamente mas não querem saber, limitam-se a encher os seus bolsos com tanta modernização.

Eu sou até bastante optimista e tento sempre ver o lado positivo dos acontecimentos, mas ao ver o Mundo avançar com tanta rapidez e com tanta barbaridade tenho mesmo que me tornar realista. Não estou aqui a dizer mal da modernização nem de quem a produz, porque sou a favor que o Mundo evolua, só penso é que está mal a forma como a modernização é estruturada e gerida. Penso ainda que poucos são aqueles que realmente se importam com o que é importante. Raramente se vê alguém a preocupar-se de como será a alimentação do futuro por exemplo.
É extremamente prioritário mudar a mentalidade dos Homens, que sei tratar-se de uma tarefa quase impossível, se não mesmo impossível.
É muito triste, mas é a realidade.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

A FUGA DOS PORTUGUESES

600 portugueses fugiram do país o mais rápido que puderam.
Isto contabilizando só a fronteira de Quintanilha.
As autoridades competentes prevêem uma fuga em massa para os próximos tempos devido ao governo português nada fazer para inverter a crise que os próprios instalaram.

VIAGENS PELO NORTE DE PORTUGAL (7)

Santa Luzia, Viana do Castelo.
É o destino de hoje, cidade de tradições e costumes mas também actualmente virada para a modernização. Acessos cada vez mais e melhores não são desculpa para não visitar. Tem também um património paisagístico a não perder.



segunda-feira, 21 de julho de 2008

THE BEST OF COLÔMBIA

DESAPARECIDO

Telmo Antunes de 28 anos, residente em Leiria, encontra-se desaparecido deste 16 de Julho.
O jovem vestia na altura calça ganga azul, camisa verde e não usava óculos. Cabelo e olhos castanhos e barba de 5 dias. Mede 1,80m e pesa 95kg.
Uma notícia do Correio da Manhã.

Caso tenha alguma informação do local onde Telmo possa estar ou se o avistou nalgum local avise no blogue de Diana Antunes.

BATMAN DERROTA HOMEM ARANHA


O novo filme de Christopher Nolan "Batman The Dark Knight" conseguiu ultrapassar o recorde de bilheteiras do fim de semana de estreia pertencente até aqui ao filme "Homem Aranha 3".
Christian Bale faz de Batman enquanto Heath Ledger será o Joker, que recebe o primeiro prémio póstumo pelo seu desempenho.

O filme chega às salas de cinema portuguesas esta semana, prevendo-se desde já uma forte afluência.

sábado, 19 de julho de 2008

VIAGENS PELO NORTE DE PORTUGAL (6)

Quem passa por Vimioso e segue direcção para Miranda do Douro ainda consegue observar algumas espécies de animais em vias de extinção, como é o caso do burro.
Podem vê-lo aqui todo alerta quando viu que me dirigia na sua direcção. Só podia, pois era um desconhecido.



Depois de alguns minutos e de ver que afinal se tratava de outro animal inofensivo(eu) a sua reacção mudou completamente, apoiou a sua cabeça no muro e descansou.


sexta-feira, 18 de julho de 2008

AMARRADO AO QUE O PRÓPRIO CRIOU

Além da batalha campal na cidade de Tomar esta tarde citada pelo Jorge Ferreira, lavrou um incêndio em Vale Travesso, Ourém. Foram necessários meios aéreos no combate ao fogo devido às sua proporções.

Eu tento acreditar que é devido ao calor que se propagam os incêndios, mas é-me muito difícil tal crença. Na minha opinião existem outros interesses por detrás destes crimes contra a natureza e não só.
Eu não sou de desejar mal a ninguém mas se os fogos são postos por alguém, gostava que esse alguém fosse amarrado a uma árvore e sentir a sensação do que é ser queimado.
Tenho dito!

ESCOLA PROFISSIONAL DE TOMAR-INSCRIÇÕES ON-LINE


Já estão a decorrer as inscrições On-Line para cursos a realizar no ano lectivo de 2008/2009 para a Escola Profissional de Tomar(EPT). A oferta formativa da EPT abrange os cursos de Técnicos de Artes Gráficas, Técnicos de Restauração, Técnicos de Gestão de Equipamentos Informáticos, Técnicos de Desenho e Técnicos de Turismo.
Os candidatos têm que possuir o 9.º ano de escolaridade.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

CAVACO PEDE AOS PORTUGUESES PARA NÃO BAIXAREM OS BRAÇOS


Na visita que o nosso PR fez ao Vale do Tâmega, falou em Celorico de Basto em relação à crise económica.

"No dia em que foram reveladas previsões preocupantes do futuro da nossa economia, quero dizer aos portugueses que é tempo para não baixarem os braços", afirmou Cavaco Silva, acrescentando: "Não podem deixar atingir-se pela descrença e pessimismo."

Péssima ideia! Muitas pessoas por natureza já têm um odor característico e próprio que é identificado a milhas lançado pelas axilas, então imaginem com o calor que se tem assistido. É vê-los cair redondos ao inalar tão mau odor.

DIABO NO CORPO

Será ela o Diabo que me induz???


PÁGINA DO JORNAL TEMPLÁRIO BLOQUEADA

Página do Jornal O Templário bloqueada por suspeita de sítio maligno?
Desde ontem que tento aceder à página do Templário, qual me aparece sempre este aviso.


quarta-feira, 16 de julho de 2008

GRAVE PROBLEMA PSICOLÓGICO

Existem imensas pessoas que têm completa desconsideração por alguém ou por alguma coisa ou chamemos-lhe simplesmente "DESPREZO".
Talvez por falta de formação ética ou cívica,por não terem o mínimo de humildade ou então julgam-se superiores a alguém ou a algo. O que estas ditas pessoas não sabem é que estão completamente enganadas, pois quem pensa desta forma tem problemas e graves de auto-estima,tem imensa falta de segurança em si própria e contradiz-se regularmente. Quando estão de frente a um espelho, o que é raro porque não gostam do que vêem, imaginam um ser horrendo e desprezível à sua frente, um dos motivos pelo qual levam as pessoas a reagirem desta forma para com alguém ou algo.
Estas pessoas precisam urgentemente de apoio psicológico e formação cívica para o bem delas e do mundo.

Claro que existem excepções, quem já não desprezou alguém ou algo. Muitas vezes somos mesmo "obrigados" a reagir assim por algum motivo, para não causar problemas ou por não estarmos a gostar da conversa da mulher ou da mãe quando nos estão a "chatear" para fazer algo enquanto assistimos ao jogo de futebol que decide o título. Embora seja mais o acto de ignorar do que desprezo.

DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES É DADO A ALCOÓLICOS

"Estado vai apoiar cura para alcoólicos.
Os alcoólicos que necessitem de tratamentos prolongados passarão a ter o acesso mais facilitado a comunidades terapêuticas privadas, graças à possibilidade agora aberta de o Serviço Nacional de Saúde estabelecer convenções com unidades do sector privado para esse fim. Em causa está um universo de 800 mil alcoólicos crónicos e 1,2 milhões de bebedores excessivos em Portugal.

Um despacho publicado esta semana em Diário da República altera o regime das convenções para tratamento de toxicodependentes e alcoólicos, estabelecendo também novos valores para a comparticipação dos custos dos programas de reabilitação, que podem ir até 80%."

Este é apenas um dos muitos casos onde aqueles que trabalham arduamente todos os dias para sobreviver ainda têm que pagar para aqueles que nada fazem.

VIAGENS PELO NORTE DE PORTUGAL (5)

Continuando em Trás-os-Montes, mas desta vez para passar em Alfândega da Fé, Mogadouro e Torre de Moncorvo.
Quem se dirigir pela nacional entre Alfândega e Mogadouro pode admirar paisagens espectaculares e um sossego total entre colinas, montes e vales.
Fica uma foto duma viagem por lá.



Em Torre de Moncorvo existe uma empatia geral, todas as pessoas são bem recebidas de forma a tornar um ambiente familiar. Vila que aconselho vivamente a visitar mas não só por esta razão, pois existem várias entre as paisagens também magníficas e tem ainda o Rio Sabor, o último rio selvagem.


terça-feira, 15 de julho de 2008

FOTO DA SEMANA

A foto da semana por Joaquim Francisco sobre a eventual estátua em homenagem a Ivo Santos.

O Tomar, a Cidade dá a escolher 3 locais prováveis onde será erguida a estátua, e você vota.
1.º- Açude de Pedra
2.º- Flecheiro
3.º- Parque de Campismo

Se ainda tiver outra sugestão plausível pode e deve dizê-la.

4 ANOS DE BLOGOSFERA

O Algures Aqui de Hugo Cristovão completou 4 anos de existência no passado dia 7.
O Tomar, a cidade não podia deixar de referenciar o acontecimento e desejar-lhe as maiores felicidades.

Sangue Leonino

Concordo plenamente com a crença do blogue Sangue Leonino, em relação à continuidade de Paulo Bento à frente da equipa técnica do Sporting. Paulo Bento pode ter os seus tiques(que até eu próprio brinco com isso), mas é excelente como pessoa e como treinador. Acho que estas qualidades já foram mais que comprovadas através da sua postura ao longo da sua carreira.

Em relação aos reforços desta época boas notícias se têm observado, o que causa alguma especulação positiva quanto à nova época que se aproxima.

Chapa 5, é o que o Paulo Bento parece querer dizer na foto em relação ao primeiro derbi da temporada, e olhem meus amigos que ele raramente se engana.

domingo, 13 de julho de 2008

BLOGUE GOSTOSO

O Elvira`s Bistrot é um blogue que deixa qualquer pessoa com água na boca. Capaz de seduzir homens ou mulheres através do seu bom gosto. Os ingredientes deste blogue são as fotos aliados à magnífica explicação da autora sobre o modo de preparação.
Soube também através do post publicado pela Elvira sobre a Festa dos Tabuleiros que é natural de Tomar.
Os parabéns à autora pela sua dedicação e pelo seu empenho em mostrar ao mundo as suas excelentes capacidades.

VIAGENS PELO NORTE DE PORTUGAL (4)

Quem seguir pela nacional 222, marginal do rio Douro, uns quilómetros a seguir a Peso da Régua encontra um cruzamento à direita com direcção a Tabuaço. Uma estrada com cerca de 8 quilómetros sempre a subir, mas sempre com paisagens maravilhosas, chega à vila de Tabuaço e encanta-se com o que visualiza. Pessoas amáveis, locais arranjados e sem vestígios de lixo espalhado. Tabuaço fica também muito perto da Capital da Maçã, Armamar, localidade um pouco maior e com mais habitantes talvez devido ao facto de esta se encontrar mais perto de Lamego.

sábado, 12 de julho de 2008

HOMENS E MULHERES


Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, existem mais mulheres do que homens no distrito de Santarém, relativamente ao ano de 2007. Em percentagem a diferença é pouco significativa, havendo cerca de 48,6% de homens e 51,4% de mulheres. Em números entre homens e mulheres o total é de 480.244, sendo 233.516 homens e 246.728 mulheres, ou seja há mais 13.000 mulheres do que homens no distrito.
Relativamente à cidade de Tomar, o total é de 42.435, sendo 20.287 homens e 22.149 mulheres, ou seja, 47,8% de homens contra 52,2% de mulheres.
Nos restantes concelhos pertencentes ao distrito de Santarém mantém-se em todos eles uma maioria não muito elevada das mulheres.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

ESTADO DA NAÇÃO (2)

Só se safa quem tem...

ESTADO DA NAÇÃO

Nunca nada esteve tão perto do precipício...
A não ser agora...

DOCE TENTAÇÃO...


VIAGENS PELO NORTE DE PORTUGAL (3)


Ainda com o Douro presente, hoje é dia de visitar o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, designadamente a freguesia de Escalhão e o Miradouro do Alto da Sapinha, introduzido no Parque Natural do Douro Internacional.

Lá do alto avista-se o rio Águeda, o rio Douro, Espanha, Barca D`Alva e a ponte sobre o rio Águeda e Douro.
Na época devida, contemple-se com o maravilhoso manto branco sobre o vale do Douro deixado pelas amendoeiras em flor.





quinta-feira, 10 de julho de 2008

PETIÇÃO CONTRA O DESMEMBRAMENTO DO CONVENTO DE CRISTO


Segundo notícia do jornal Cidade de Tomar e do blogue Templários de Thomar"está a decorrer uma petição on-line contra o desmembramento do Convento de Cristo, desmembramento que, através da Portaria N.º 1130/2007, de 20 de Dezembro, impôs a afectação de um castelo, o de Tomar e da Ermida de N.Sra da Conceição, integrando o Conjunto Monumental Património Mundial (Convento de Cristo) afecto ao IGESPAR, a uma nova tutela, que a concretizar-se, resultará num objectivo espartilhamento daquele conjunto."
Para quem esteja interessado em assinar a petição basta ir a esta página.

FESTAS DO BODO DE POMBAL

As festas do Bodo de Pombal têm inicio marcado para dia 24 de Julho e prolongam-se até dia 28 do mesmo mês.
"De origem remota as tradicionais Festas do Bodo e a sua popularidade, ainda hoje perduram, preservando a tradição, de serem uma referência no concelho de Pombal."
A festa conta com grandes nomes da música, tem vários palcos e inclusive espaço a condizer para as crianças como o Noddy Live. Além de música pode ainda assistir às peças de teatro ou então dar uma passagem pelas exposições ali presentes.



VIAGENS PELO NORTE DE PORTUGAL (2)

Dando seguimento à rubrica ontem iniciada aqui fica mais um destino de paisagens naturais esplêndidas, aliado ao património histórico muito rico. Miranda do Douro, terra dos Pauliteiros de Miranda e onde se pronuncia o Mirandês, faz fronteira com Espanha.
Localidade pequena, mas muito acolhedora e com uma gastronomia excelente.


TOMAR, PRIMEIRA CIDADE DO DISTRITO DE SANTARÉM


Na sequência da visita da Rainha D. Maria II, Tomar foi elevada à categoria de Cidade em 1844, a primeira do Distrito de Santarém. Silva Magalhães, primeiro fotógrafo tomarense, abriu em 1862 a “Typographia & Photographia”, deixando, fabulosa colecção de vistas, retratos e trajes, profissões e cenas da vida diária; o Cinema surgiu seis anos após a sua invenção (17.11.901), no Teatro Nabantino, que daria lugar, em 1923, a novo edifício: o Cine-Teatro Paraíso; a Imprensa nasceu em 1879 com o semanário “A Emancipação”, dirigido por Angelina Vidal; e em 1901, após Lisboa, Porto, Elvas e Vila Real, Tomar foi servida com energia eléctrica a partir da Central instalada no complexo dos antigos Moinhos da Vila. Manuel Mendes Godinho foi nome incontornável no crescimento económico de Tomar do século XX, já que, após 1912, veio a criar um núcleo industrial (moagem, cerâmicas, alimentos para gado, extracção de óleos e “Platex”) de tal importância que atravessou o século e possibilitou a criação de uma Casa Bancária.


(Fonte)

quarta-feira, 9 de julho de 2008

A HISTÓRIA DO RIO NABÃO (Cont.)


Nabão é o nome do rio (provavelmente a partir do século XVII) que banha e atravessa a cidade e o concelho de Tomar. Terá tido outras designações anteriores: “Nabanus”; “Tamaramá”, dos árabes, que quereria dizer doces águas; “Thomar”, nome das águas e da região envolvente antes do nascimento da povoação medieval, que se mantinha ainda nos finais do século XVI.
O rio corre 65 quilómetros, desde a serra de Ansião até ao Zêzere, a juzante da Barragem do Castelo do Bode; mas é no Agroal, uma nascente a 8 quilómetros da cidade com alegadas propriedades medicinais, que o rio engrossa e prepara triunfal entrada no concelho.
O Mouchão é uma ilha do rio Nabão situada no centro da cidade, com plátanos, faias, choupos, ulmeiros e com a sua roda de rega descendente das que os árabes aqui deixaram há muitos séculos.

VIAGENS PELO NORTE DE PORTUGAL

O Tomar, a cidade inicia hoje a rubrica "Viagens pelo Norte de Portugal". Pretende-se com esta rubrica dar a conhecer um pouco mais o património natural que o país nos proporciona.
Para dar inicio à rubrica nada melhor do que um passeio pelo rio Douro através dos seus famosos cruzeiros, ou até mesmo de carro ou a pé pela sua margem na zona de Peso da Régua.



terça-feira, 8 de julho de 2008

CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR

Tijolo sobre Tijolo, um blogue de Diana Antunes, fala das atrocidades cometidas pela nossa sociedade e tenta construir e incutir aos poucos uma mentalidade melhor nas pessoas.

Entre outros assuntos de referência, fala do pedido de desculpas do Papa em relação aos abusos sexuais cometidos pelos membros da Igreja Católica e dá a sua opinião.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

SEGUNDA-FEIRA

Hoje é um daqueles dias em que não sai ideias seja para o que for.
Por mais que se tente pensar e repensar a única coisa que sai é uma "branca".
Hoje a cabeça assemelha-se a uma bola de futebol cabeluda, por isso é preferível nem pensar antes que caia o cabelo também.
A única coisa que apetece fazer, e ser capaz para tal, é subir a uma oliveira e comer todos os figos que encontrar.

RAPIDINHA

Vou ali tomar um café rapidamente e já volto...

domingo, 6 de julho de 2008

PREÇO DO PETRÓLEO VAI AUMENTAR

O quê? A sério?
O preço do petróleo vai aumentar?
Fiquei completamente atónito ao saber desta noticia, pois é algo impensável! Histórico, até!
Há séculos que não lia uma novidade abissal na comunicação social.
Assim que toda a população tiver conhecimento da notícia em questão certamente vai ser o caos total. Haverá greves, talvez uma revolução e motins inclusive.
Quem diria! Ainda estou sem saber que dizer.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

AMIGOS DO PEITO

Não especulem quanto ao título pois não se trata de um novo grupo ou associação de amigos dos peitos de frango, nem de nenhum grupo activista defensores de peitos robustos de senhoras.
" Amigos do peito" são aqueles que em ocasiões " obrigatórias", seja no trabalho, na escola ou outra actividade mostram ser bons amigos.
Pela sua forma de estar e agir assim o demonstram, utilizando muitas vezes frases e até mesmo gestos de apoio e incentivos para com os colegas.
Mas se por força maior terminar essa convivência, um novo trabalho por exemplo, aí sim, os " amigos do peito" demonstram todo o seu esplendor. Se avistam o ex-colega passam para o outro lado da rua, ou simplesmente fingem não o conhecer. Aqui sim! Fica provada toda a amizade antes demonstrada.
Mas atenção! Nem todos são como os " amigos do peito", existem casos de amizade para toda a vida.
Pouco importa a razão pela qual os " amigos do peito" assim reagem, apenas se sabe a perda que têm de poder estar e conviver com uma pessoa maravilhosa.
A todos estes "amigos do peito" um forte abraço!

ESCOLAS DE CONDUÇÃO DIFERENTES



Primeiro caso:
Quem vem do lado da Farmácia Misericórdia e que se dirige para a estação (por exemplo) encontra o sinal de cedência de passagem como é bem visível na foto, mas muitos condutores não o respeitam ou então frequentaram uma escola de condução com regras diferentes. Várias vezes(vindo do lado esquerdo da 1ª foto) fui obrigado a parar e até mesmo a desviar-me para fora de mão para não causar nenhum acidente.



Segundo caso:
Quem vem da rotunda Nuno Álvares Pereira em direcção à Serra ou ao Colégio depara-se com os mesmos sinais da situação anterior, e também como anteriormente, mas quem vem do lado direito da foto( do lado da Gualdim Pais) muitas vezes é obrigado a parar devido à má utilização das regras de trânsito.

Saliento ainda que estes condutores que não cumprem o código da estrada, muitas vezes fazem sinais de luzes e até chegam a parar ao nosso lado para dizer que eles é que têm prioridade por entrarem pela direita. Mas estes condutores nem sabem distinguir qual a direita pelos vistos.

TOMAR, A CIDADE NA CATEGORIA PESSOAL

Já começaram as votações para o Super Blog Awards 2007-2008.
O Tomar, a cidade apela a todos aqueles que queiram contribuir com o seu voto, ir ao site da Super Bock, registar-se e votar.
É muito simples e o Tomar, a cidade agradece!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

TOMAR EM FRANÇA

O Tomar, a cidade descobriu em França um emigrante de seu nome Amândio Oliveira que fotografou e fez uma montagem de vários vídeos de fotografias sobre a cidade de Tomar.
Assisti apenas a um vídeo, o qual deixo a quem queira assistir. Pelo que se percebe as fotos foram tiradas no Outono. O vídeo é acompanhado de música e deixa-nos a pensar que de facto Tomar é linda embora muitas vezes seja desprezada pelos próprios habitantes.

PAULO BENTO POR CARLOS QUEIROZ

O Tomar, a cidade está completamente de acordo com o Jorge Ferreira do Tomar Partido quando afirma que Carlos Queiroz é bom na formação e não como líder de seniores. Reconheço que o Sr. Carlos Queiroz tem imensas qualidades e dou como exemplo a sua aptidão para descobrir novos talentos no futebol ou mesmo treinador de escalões inferiores a sénior.

A F.P.F que contrate o Paulo Bento, que agora tem um penteado novo (será que tem?), que de certeza passaremos a ganhar tudo com tranquilidade.




FALSAS ACUSAÇÕES (OU NÃO)

O primeiro ministro José Sócrates foi acusado de " falta de humildade, bom senso e cinismo".
Na minha opinião esta é uma acusação injusta porque como se vê diariamente o ministro é a humildade em pessoa, o seu bom senso distingue-se a milhas de distância e de cinismo não tem nada, nem na primeira impressão que se cria de uma pessoa.
Penso que houve aqui uma cabala de todo o tamanho para denegrir a imagem muito positiva do nosso ministro, que muito tem feito pelo país, principalmente afundá-lo ainda mais, pois deve ter chegado à conclusão que a subida da água do mar não era o suficiente.
Os acusadores deveriam vir a público pedir desculpas pela falsidade proferida e o mais correcto que esses senhores têm a fazer é mudar de sexo e começarem a frequentar o Parque Eduardo VII.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

BLOGUE COM NOVA APARÊNCIA

Hoje mudei um pouco a aparência do Tomar, a cidade mas não foi nada fácil, perdi quase 3 horas só com o cabeçalho na mudança da foto( é a mesma mas alterada).
Sou meio analfabeto a trabalhar com programas de fotografias e primeiro que consiga fazer alguma coisa demoro uma eternidade, mas consegui o que desejava, pelo menos para já, pois estou a pensar mudar mais uma ou outra coisa assim que compreenda um pouco melhor aquilo que pretendo.

CANIL- GATIL DE TOMAR

O Canil- Gatil Intermunicipal de Tomar accionou uma campanha junto da população no sentido de sensibilizá-las quanto ao destino dos cães e gatos ali existentes, caso estes não sejam adoptados.
O Tomar a Cidade apoia esta iniciativa e pede às pessoas que se desloquem ao Canil, pois certamente ganharão um amigo.
Ainda sobre os animais é de louvar o comentário do Fiel Amigo sobre o abandono de cães na época das férias.
O contacto do Canil- Gatil Intermunicipal de Tomar situado na Zona Industrial tem o número de telefone: 249382224.
Terças- feiras das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Apareça!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...