Homenagem a Fernando de Oliveira |
Fernando de Magalhães Abreu Marques e Oliveira nasceu em 25 de Junho de 1903 em Tomar e faleceu na cidade que amava em 12 de Maio de 1975.
Figura muito conhecida no meio tomarense onde exerceu, antes do seu falecimento repentino, a função de Provedor da Santa Casa da Misericórdia, vice-presidente da Casa do Concelho de Tomar e Presidente da Empresa Editora "Cidade de Tomar".
Durante os onze anos que esteve na Presidência da Câmara Municipal de Tomar (1946-57) procurou sempre dar um incremento grande ao concelho, surgindo, nessa altura, várias obras como a construção do Mercado, Parque de Jogos, bairro para famílias necessitadas, Palácio da Justiça e muito mais.
Mesmo durante o tempo que esteve ausente, exercendo funções de Comandante-Geral da Polícia em Lisboa, continuou a interessar-se pelos problemas de sua cidade, influenciando grandemente a criação de várias iniciativas.
O General Fernando de Oliveira, com mais de 50 anos ao serviço do Exército Português, recebeu várias condecorações.
Olá Luís
ResponderEliminarAinda bem que nem todos esqueceram o "meu capitão" Oliveira. Foi um grande Presidente da Câmara, um homem honesto, um grande amigo de Tomar.
Precisava-mos dele agora. Só ele devolveria a Tomar, toda a beleza que, outros tentam destruir.
Obrigada por te lembrares dele.
Beijinho
Maria
O "Capitão" merece isto e muito mais.
ResponderEliminarGostava que o local à sua homenagem fosse outro, não ali, que apesar de estar num local lindo, está algo escondido, passando despercebido.
Beijinho