O cálculo é feito pela Inspecção-Geral de Finanças, no âmbito de uma auditoria de controlo da despesa pública às obras da Estradas de Portugal. Os encargos líquidos para o Estado serão no total de 1026,2 milhões de euros.
Adjudicadas à AELO – Auto-Estradas do Litoral Oeste, SA, as novas estradas vão abranger uma população residente de 400 mil habitantes, distribuídos por nove concelhos, que verão os seus tempos de percurso significativamente reduzidos.
| Imagem: "O Templário" |
A concessão vai constituir um forte impulso para o incremento de uma rota turística de excelência, permitindo ligar em rede vários itinerários turísticos, onde se incluem ex-libris como os Castelos de Leiria e de Porto de Mós e monumentos Património Mundial, como os Mosteiros de Alcobaça e da Batalha – distinguidos com o título de 7 Maravilhas de Portugal – e o Convento de Cristo, em Tomar, bem como a praia da Nazaré e o Santuário de Fátima.
Pretende-se promover uma ligação de qualidade do interior ao litoral da região Oeste, estimando-se uma diminuição de 38% no tempo médio de percurso entre Nazaré e Tomar. Quanto à sinistralidade, existe uma estimativa de redução de 46% na taxa de vítimas mortais e feridos graves.
O IC9, que se prevê possa abrir a 15 de Novembro deste ano, é considerado pelo presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços da Nazaré, António Hilário, como “um expoente para o turismo e o comércio”. “Virá mais gente porque os acessos serão mais fáceis”, sublinhou, manifestando que a obra “vai causar impacto e dar melhores condições à actividade económica”.
Jorge Barroso, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, apontou que “era uma obra ansiada, a concretização de um sonho, que traz um choque de modernização à Nazaré. É importante prepararmo-nos para retirar o melhor proveito e aproveitar as possibilidades abertas”.
Segundo fez notar, “quando todas as estradas que o Governo lançou estiverem abertas ao tráfego, a Nazaré ficará ligada transversalmente até Espanha, através dos grandes centros históricos, além de que ficará liberta de todo o tráfego indesejado do centro da vila”.
Para o autarca, “a melhoria das acessibilidades é uma peça de um puzzle que ficará completo com o golfe, a marina e os recifes”.
Depoimentos sobre o IC9
Carolina Martins, 37 anos, escriturária, Alcobaça
“Deve ser importante para melhorar a circulação, retirando de Alcobaça o tráfego de camiões. Vai ser benéfico para o comércio e para a indústria, com melhores acessos”
Filipe Sentieiro, 65 anos, reformado, Alcobaça
“Esta obra já vem atrasada. Devia ter sido feita há mais de 20 anos. A região vai ser beneficiada com mais movimento. É bom para a economia e para o turismo”
Ascensão Pereira, 68 anos, reformada, Alcobaça
“O barulho durante a obra vai continuar quando estiver concluída. Nunca mais vamos ter o sossego que tínhamos. Espero que coloquem barreiras sonoras”
Paulo Mendonça, 55 anos, reformado, Alcobaça
“Penso que havia outras obras mais importantes a fazer, como circuitos pedonais. Acho que se gastou muito dinheiro e não acho que as vantagens compensem”
E para Tomar? Será que irá trazer benefícios? Será que irá trazer ainda mais prejuízos? Dê a sua opninão.
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