sábado, 2 de maio de 2009

CINE TEATRO PARAÍSO - A HISTÓRIA

Onde hoje se encontra o actual Cine-Teatro Paraíso, foi erguido o primeiro espaço dedicado ao espectáculo na cidade de Tomar em 1800 e restaurado em 1876 com a designação de Teatro Nabantino. Foi aqui que os Tomarenses assistiram pela primeira vez ao cinema em 1901.
Já em 1909, foi inaugurado um novo recinto destinado à sétima arte, o Salão Animatógrafo Paraíso de Tomar que se situava nas traseiras da Igreja de S. João.
Dez anos depois, deu-se início à renovação do Teatro Nabantino a cargo da sociedade comercial “Fonseca, Soares & Companhia”, cuja sede se localizava na Rua Infantaria 15 em Tomar. O projecto implicava a destruição do velho Teatro Nabantino e a construção do futuro Teatro Paraíso que arrancou em 1920 sob a alçada do arquitecto Deolindo Vieira que tinha projectado um “teatro à italiana” para o efeito. Durante as obras para o novo teatro, os espectáculos continuavam no Salão Animatógrafo.
A inauguração oficial realizou-se a 24 de Março de 1924.
Na década de 40, o teatro atravessou novamente uma remodelação, desta vez da autoria do arquitecto Ernesto Korrodi que se dedicou à total transformação dos interiores e ao acrescento de um salão de festas e de um bar, mantendo as fachadas exteriores concebidas por Deolindo Vieira.
18 de Dezembro de 1947 foi a data da nova inauguração.
Quase meio século depois, o Cine Teatro Paraíso encerra definitivamente ao público em 1991, tendo sido adquirido pela Câmara Municipal de Tomar em 1997 que se encarregou de renovar o edifício já em ruínas.
O actual Cine-Teatro Paraíso foi inaugurado, pela última vez, em 2002, estando desde então aberto ao público com os mais diversos espectáculos e sessões de cinema.

4 comentários:

  1. Permita-me mostrar a fotos de alguns dos espectáculos que têm decorrido na época mais recente do nosso Cine-Teatro Paraíso, em:

    http://picasaweb.google.com/sergiopcr

    Bom trabalho.
    Sérgio Rodrigues
    ============
    http://sergiorodrigues.no.sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. Excelentes apontamentos fotográficos que tem. Adorei!
    Irei adicionar a sua página aqui ao blogue.
    Parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  3. Que estes espaços públicos se mantenham sempre ao serviço das populações

    Obrigada pelo prémio

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...