terça-feira, 29 de março de 2011

Torres Novas também marca presença nas "7 Maravilhas da Gastronomia"

Depois de ter apresentado as candidaturas de Vila Nova da Barquinha, Tomar e Ourém, chegou a vez de Torres Novas. Este município concorre às "7 Maravilhas da Gastronomia" com um prato carne e um peixe.

Na categoria "carne" está presente o Cabrito assado no forno com batatas e grelos, onde é nas características únicas da flora, que comporta espécies de reconhecido interesse aromático e condimentar, do clima e do solo do Parque Natural da Serra D’Aire que pastam os exemplares de raça Serrana que servem de base à confecção deste prato e que, pelo distinto sabor da sua carne, conferem características ímpares a esta especialidade gastronómica torrejana. A escolha e a combinação de condimentos traduzem igualmente o esmero na confecção deste prato. Delicadamente envolvida numa pasta de tempero aromatizada, e salpicada de salsa, a carne de cabrito é levada a assar no forno num tacho de barro elaborado por um dos oleiros mais antigos do Concelho e, por isso, uma peça representativa do artesanato genuíno torrejano. A carne, caramelizada e suculenta, é acompanhada por batata nova loura e por grelos levemente cozidos, num trio perfeito para a degustação dos sabores mais rústicos. O sabor deste prato de cabrito reflecte o “saber-fazer” tradicional torrejano e ganha o seu verdadeiro significado quando é conhecido o contexto cultural que o configurou.

Relativamente à categoria "peixe", participa com Miga à Manuel Pescador com enguias no espeto, que se trata de migas de bacalhau desfiado com pão de trigo e pão de milho, cobertas com molho de refogado, servidas em alguidar de barro e acompanhadas com enguias grelhadas no espeto. Remonta esta receita do Mestre Manuel Pescador já a quatro gerações, mantendo-se sempre na família. Este prato já fez parte da ementa de inúmeros eventos de destaque, tanto a nível nacional como internacional representando sempre com distinção a nossa região e o país.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...