quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Fonte de Vendas do Rijo

Num terreiro abandonado e mal cuidado a fonte encontra-se num recanto. De frontão rectangular pintado a vermelho ferroso, tem ao centro uma placa com a seguinte inscrição “Ano de 1947 / Junta de Freguesia de Olalhas”. Esta data corresponde a uma reforma que lhe acrescentou este mesmo frontão, ao centro do qual um arco de volta perfeito emoldura uma pequena porta de ferro que dá acesso á primitiva captação de água, esta é abobada de arco quebrado ao fundo um nicho entaipado. A água emerge de um fundo rochoso de profundidade não determinável.
Segundo um morador, “aquela ali era uma nascente que nunca se viu o fundo…Aquilo não é de mina, tem mesmo nascente. Nem sei quantos metros de profundidade aquilo tem. Tinha uma bomba grande daquelas de manivela e a gente enchia ali as bilhas. Agora tudo se acaba.”

Para os moradores de Venda do Rijo a questão já não se prende com a localização e propriedade da imagem, mas sim com o desprezo a que estas águas foram votadas. O mesmo morador afirma: “Se pusessem lá uma roldana e uma porta a gente mesmo assim puxava a água e tirava-a… Até era bom para os miúdos saberem da história antigas.”




Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...