quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Barquinha - Feira d' Época

O Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha acolhe nos dias 26 e 27 de Novembro mais uma edição da Feira d' Época.

Neste certame a venda de produtos da terra, fruta da época, artesanato, gastronomia, chás, licores, mel, doçaria, pão com chouriço e castanhas assadas fazem as delícias dos visitantes.

Esta iniciativa onde não falta a animação musical, tem como principal objectivo promover o artesanato os produtos regionais do concelho de Vila Nova da Barquinha, dinamizando a economia local, proporcionando em simultâneo um momento de entretenimento.

PROGRAMA:
DIA 26

15h30 – Actuação do Grupo Barquinha Saudosa

17h00 – Apresentação das mais recentes obras do escritor Emílio Miranda – “Do tempo e outros velhos” (prosa poética) e “De névoa e de vento” (conto).

Emílio Gouveia Miranda nasceu em Luanda, Angola, em 1966. A sua obra, inédita quase na totalidade, divide-se em colectâneas de poesia, contos, prosa poética e vários romances históricos.

Emílio Miranda é militar e presta serviço no Campo Militar de Santa Margarida, desde 1990. Reside em Vila Nova da Barquinha desde 1997.

... De Névoa e de Vento reúne textos do início da escrita do autor onde, apesar de ser bem patente a sua paixão pela narrativa histórica, precisamente em De Névoa e de Vento, Os Perfumes da Terra ou Uma Ponte sem Deuses, por exemplo, o autor ensaia outros tipos de incursões e géneros que o levam até cenários de ficção científica, em Uma Árvore no Amanhã ou O Vigia de Pólix.

Este livro é portanto o laboratório onde o autor ensaiou estilos e tendências de escrita que o levaram mais tarde ao seu grande romance histórico, A Princesa do Corgo, sobre a fundação de Vila Real, na época de D. Dinis.

Do Tempo e Outros Velhos, por seu turno, reúne textos em prosa poética, onde tendo o Tempo, as Crenças e os grandes Medos como pedras de toque, aborda temas como o amor, o efémero e a transitoriedade humana.

21h30 – Noite de Fados
Vozes: Rita Inácio, Manuel Costa, Virgílio Quadrio, Julieta Condeço e Jorge Pinheiro.
Guitarra: Joaquim Rocha, acompanhado à viola.

DIA 27

15h30 – Actuação da Escola de Cavaquinhos da Universidade Sénior do Entroncamento

17h00 – Apresentação do livro “Fazendo Nada, Defendendo Coisa Nenhuma”, o mais recente trabalho de Júlio Pereira

O autor é natural de Coimbra, onde reside. É licenciado em Ciências Sociais e Políticas e Mestre em Pré-História e Arqueologia. Interessado pelos temas Sócio-Políticos, História Local e Património, para além da colaboração regular que prestou ao jornal Novo Almourol, publicou alguns trabalhos sobre a região de Vila Nova da barquinha, onde residiu.

Ao longo das páginas deste livro, que combina a realidade com a ficção, o leitor vai conhecendo a história do Saara Ocidental, desvendando as peripécias por que Borralho passou no Biafra e as condições em que O’Malley se viu envolvido numa conspiração internacional para derrubar o presidente de Angola. Ao mesmo tempo assiste à disputa pela jazida de petróleo e ao surgir, nas areias do deserto, de uma cidade protegida por militares que, na realidade, como se verá, ali estão fazendo nada e defendendo coisa nenhuma.

18h30 – Actuação do grupo de poesia de Vila Nova da Barquinha “Poetas da Casa”, com acompanhamento de Fernando Espanhol e Jorge Esperança à viola, interpretando temas originais.

19h30 – Espaço poético, com o Grupo de poesia “Poetas da casa”.

Horário da feira:
Sáb: 15h às 24h
Dom: 15h às 20h

Entrada livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...