Todos sabemos o estado atual do nosso rio Nabão.
Sabemos que têm algumas melhorias no sentido ambiental e paisagístico, nomeadamente na área urbana.
Sabemos também que a limpeza do rio por precaução das cheias melhorou.
Mas todos sabemos que ainda existe muito por fazer!
O rio é algo desprezado, não lhe estamos a atribuir o seu devido valor. O Rio Nabão é a causa da nossa existência, da existência de Tomar. O Rio muito já fez por nós. Durante séculos cuidou de nós, agora chegou a vez de nós cuidarmos do NOSSO rio.
Muito se pode fazer para preservar este nosso acompanhante que nos viu nascer, a nós e a de todas as gerações.
O rio necessita de cuidados, está doente por nossa responsabilidade, que principalmente nas últimas décadas o temos vindo a prejudica-lo cada vez mais, desprezando-o e poluindo-o.
Deixámos de necessitar do rio devido ao chamado progresso, por isso esqueço-nos que foi o mesmo que durante séculos nos apoiou, nos sustentou, nos deu vida.
Ainda estamos a tempo de muito fazer pelo nosso rio, retribuindo assim, de uma forma modesta, aquilo que ele nos ofereceu durante longos períodos.
Podemos começar a cuidar do rio desde já. Cada um de nós pode fazer algo para o sarar desta doença que nós próprios lhe prejudicámos através de pequenos gestos, ou mesmo sem gestos nenhuns, como exemplo não deitar lixo.
Podemos também, e aqui com o apoio da autarquia, instituições ou organizações, criar uma associação em defesa do rio Nabão.
Todos os anos, em diversos concelhos, são criados grupos de limpeza e manutenção de património, quer arquitetónico, quer paisagístico. Nós, Tomar, também poderemos fazer algo idêntico para preservar o rio Nabão, sarando a sua doença já avançada. Para isso, basta a boa vontade de algumas pessoas, criando condições para tal através de voluntariado, estudantes durante as suas férias, de protocolos com o Centro de Emprego ou outros.
Vejamos, só nos trará benefícios, além de atribuirmos o real valor ao nosso rio. Teremos contato com a Natureza, convívio com a Natureza, conheceremos os recantos magníficos que o rio nos tem para oferecer, as histórias imensas sobre si. O ambiente proporcionar-se-á saudável e o convívio entre todos será de satisfação.
Poderemos criar condições de desfrutar o que o rio nos tem para oferecer, tais como passeios ou zonas de lazer ao longo das margens do Nabão.
O nosso rio merece, Tomar merece, nós merecemos, os nossos agradecem.
Publicado no Jornal "Cidade de Tomar" edição 21 de Outubro de 2011
Publicado no Jornal "Cidade de Tomar" edição 21 de Outubro de 2011
Sem comentários:
Enviar um comentário
Toda a informação aqui!