quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Preservação do rio Nabão

Todos sabemos o estado atual do nosso rio Nabão.
Sabemos que têm algumas melhorias no sentido ambiental e paisagístico, nomeadamente na área urbana.
Sabemos também que a limpeza do rio por precaução das cheias melhorou.
Mas todos sabemos que ainda existe muito por fazer!
O rio é algo desprezado, não lhe estamos a atribuir o seu devido valor. O Rio Nabão é a causa da nossa existência, da existência de Tomar. O Rio muito já fez por nós. Durante séculos cuidou de nós, agora chegou a vez de nós cuidarmos do NOSSO rio.

Muito se pode fazer para preservar este nosso acompanhante que nos viu nascer, a nós e a de todas as gerações.
O rio necessita de cuidados, está doente por nossa responsabilidade, que principalmente nas últimas décadas o temos vindo a prejudica-lo cada vez mais, desprezando-o e poluindo-o.
Deixámos de necessitar do rio devido ao chamado progresso, por isso esqueço-nos que foi o mesmo que durante séculos nos apoiou, nos sustentou, nos deu vida.

Ainda estamos a tempo de muito fazer pelo nosso rio, retribuindo assim, de uma forma modesta, aquilo que ele nos ofereceu durante longos períodos.
Podemos começar a cuidar do rio desde já. Cada um de nós pode fazer algo para o sarar desta doença que nós próprios lhe prejudicámos através de pequenos gestos, ou mesmo sem gestos nenhuns, como exemplo não deitar lixo.

Podemos também, e aqui com o apoio da autarquia, instituições ou organizações, criar uma associação em defesa do rio Nabão.
Todos os anos, em diversos concelhos, são criados grupos de limpeza e manutenção de património, quer arquitetónico, quer paisagístico. Nós, Tomar, também poderemos fazer algo idêntico para preservar o rio Nabão, sarando a sua doença já avançada. Para isso, basta a boa vontade de algumas pessoas, criando condições para tal através de voluntariado, estudantes durante as suas férias, de protocolos com o Centro de Emprego ou outros.
Vejamos, só nos trará benefícios, além de atribuirmos o real valor ao nosso rio. Teremos contato com a Natureza, convívio com a Natureza, conheceremos os recantos magníficos que o rio nos tem para oferecer, as histórias imensas sobre si. O ambiente proporcionar-se-á saudável e o convívio entre todos será de satisfação.
Poderemos criar condições de desfrutar o que o rio nos tem para oferecer, tais como passeios ou zonas de lazer ao longo das margens do Nabão.

O nosso rio merece, Tomar merece, nós merecemos, os nossos agradecem.

Publicado no Jornal "Cidade de Tomar" edição 21 de Outubro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...