quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Escola Secundária Santa Maria do Olival comemora 40 anos de existência

A Escola Secundária Santa Maria do Olival comemora 40 anos de existência dia 25 de Outubro de 2011, primeiramente denominada "Liceu Nacional de Tomar".

A história ainda se recua mais no tempo, resumindo-se assim:
Em 1922, em Tomar, começa a funcionar a Escola Primária Superior "António de Castilho". Desde esse ano que se enuncia publicamente a necessidade de um estabelecimento de ensino secundário em Tomar.
Esta necessidade vai-se agravando com o tempo já que aos jovens tomarenses que quisessem prosseguir os seus estudos a nível liceal, apresentavam-se apenas duas alternativas: ou a frequência do Liceu Nacional de Santarém ou a frequência do colégio particular Nuno Alvares Pereira.
por autorização especial, a secção liceal de Tomar é a única do país que em 1968 lecciona o terceiro ciclo. Sente-se, então, com maior urgência a criação do "Liceu Nacional de Tomar", bem como de um novo edifício para o instalar. O III Plano de Fomento, prevendo o alargamento da rede liceal, vem dar, juntamente com a movimentação de várias personalidades tomarenses, a ocasião para a concretização desse anseio. Em 25/10/71, cria-se o "Liceu Nacional de Tomar". O edifício do novo liceu de Tomar começa a ser construído em Janeiro de 1972. No dia 2 de Outubro de 1972, pelas 15 horas, faz-se a abertura solene das aulas do novo Liceu Nacional de Tomar, ainda nas instalações da antiga "Escola Industrial e Comercial". Era então reitor o Dr. Barros da Costa.
O "Liceu Nacional de Tomar" daria origem à "Escola Secundária Santa Maria do Olival" em 27 de Abril de 1978 e confirmado a 17 de Julho de 1979.
Em Outubro de 1978 iniciam-se as aulas na "Escola Secundária Santa Maria do Olival".

Já que se fala no "Liceu Nacional de Tomar/Escola Secundária Santa Maria do Olival, é de referir o 2º encontro de Antigos Alunos do Liceu/Escola Secundária Santa Maria do Olival a realizar sábado, 22 de Outubro, com almoço convívio e diversas actividades.
Cartaz do evento

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...