sábado, 31 de março de 2012

Freguesias de Tomar marcam presença na manifestação em Lisboa

População das freguesias de Tomar desfilaram hoje em Lisboa protestando contra a eventual extinção de freguesias.

O presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) Armando Vieira esteve no Rossio, em Lisboa, a agradecer aos “mais de 200 mil portugueses” que se manifestaram neste sábado em defesa das freguesias.

No seu discurso, proferido enquanto ainda estavam manifestantes a descer a Avenida da Liberdade, o dirigente afirmou que “a causa primeira é a da gente com rosto”.

“São os que nos estendem a mão que apertamos, os que nos contam os seus problemas, que partilhamos e gente anónima para outros, mas a quem chamamos pelos nomes”, disse.

Armando Vieira garantiu que o caminho a seguir “não é por ali” numa alusão à reforma que o Governo quer seguir, que passa por reduzir o número de freguesias existentes.

A Anafre garante ter consciência de que já levou a sua mensagem a todos os responsáveis e decisores do país e que esta reforma deve ser promovida com as freguesias.

Sobre a manifestação, que segundo a organização juntou na capital cerca de 200 mil pessoas, caracterizou-a como “grande afirmação” cultural, etnográfica, demonstrativas das raízes, da riqueza e da representatividade das freguesias”.

Entre gritos “Portugal, Portugal”, Armando Vieira concluiu que a manifestação foi, acima de tudo, “uma grande lição de força e humildade”.




Imagens: Carlos Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...