População das freguesias de Tomar desfilaram hoje em Lisboa protestando contra a eventual extinção de freguesias.
O presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) Armando Vieira esteve no Rossio, em Lisboa, a agradecer aos “mais de 200 mil portugueses” que se manifestaram neste sábado em defesa das freguesias.
No seu discurso, proferido enquanto ainda estavam manifestantes a descer a Avenida da Liberdade, o dirigente afirmou que “a causa primeira é a da gente com rosto”.
“São os que nos estendem a mão que apertamos, os que nos contam os seus problemas, que partilhamos e gente anónima para outros, mas a quem chamamos pelos nomes”, disse.
Armando Vieira garantiu que o caminho a seguir “não é por ali” numa alusão à reforma que o Governo quer seguir, que passa por reduzir o número de freguesias existentes.
A Anafre garante ter consciência de que já levou a sua mensagem a todos os responsáveis e decisores do país e que esta reforma deve ser promovida com as freguesias.
Sobre a manifestação, que segundo a organização juntou na capital cerca de 200 mil pessoas, caracterizou-a como “grande afirmação” cultural, etnográfica, demonstrativas das raízes, da riqueza e da representatividade das freguesias”.
Entre gritos “Portugal, Portugal”, Armando Vieira concluiu que a manifestação foi, acima de tudo, “uma grande lição de força e humildade”.
Imagens: Carlos Gomes
Sem comentários:
Enviar um comentário
Toda a informação aqui!