quarta-feira, 17 de setembro de 2008

BIOGRAFIA DE MARIA DE LOURDES MELLO E CASTRO

Nasceu a 24 de Outubro de 1903, na cidade de Tomar.
Foi discípula do mestre José Malhoa e durante 9 anos aprendeu com ele as técnicas de pintura.
A sua obra caracteriza-se pelas suas paisagens de cores vivas e luminosas e pelos seus graciosos retratos femininos e infantis.
Tem pinturas suas representadas no museu do Chiado, Rafael Bordallo Pinheiro, Cidade de Lisboa, José Malhoa, entre outros.
Faleceu em Lisboa a 28 de Julho de 1996

3 comentários:

  1. Para quando uma Biografia da pintora? É tomarense, tem uma vasta obra, que merecia mais reconhecimento dos seus patricios.
    Morreu há relativamente pouco tempo. Creio que, há uma casa, doada à Câmara, juntamente com algumas obras da pintora.
    Que fez a Câmara para resolver o problema do museu? Segundo sei, nada.
    É assim que se tratam os grandes da nossa terra?
    Valha-nos São João Baptista, já que Santa Maria do Olival, já está ocupada demais, com o que lhe têm feito.
    A minha linda terra, merecia melhores filhos.
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria!

    Concordo que deveria existir maior reconhecimento a tomarenses ilustres, penso que mais tarde ou mais cedo isso será feito, mas não com os actuais responsáveis. A não ser que se lembrem agora em época de campanha eleitoral.

    O meu obrigado pelo comentário, pois é sempre bem-vindo!

    ResponderEliminar
  3. Luis:
    Saí com 12 anos de Tomar, triste por deixar a minha terra. De longe, parece-me que a amo ainda mais. Tudo o que diz respeito a Tomar, toca-me, pela positiva e pela negativa. Vou aí, quando posso. mas às vezes, vejo coisas que me entristecem. Vejo na televisão, no "Templário", alguma coisa, do que aí se passa. Agora que vos encontrei, vou dar notícias, sempre que possa. Sabe como se chama o meu Blog? "Alcatruzes da Roda". Esta é uma prova de amor à minha terra. O meu cão, chama-se Nabão, como o nosso lindo e maltratado rio. Este amor só morrerá comigo.
    Até um dia destes. Vou continuar a passar por aqui. Gosto do Blog

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...