segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ThinkIT - Um GPS a pensar na segurança

Imagem: Jornal de Negócios
Naturais de Tomar, Fábio Ferreira e Tiago Carrão são os promotores da ThinkIT, ambos com 24 anos, sempre sonharam vir um dia a criar o seu próprio negócio e o seu próprio produto. A deixa surgiu há cerca de dois anos, no âmbito do mestrado de engenharia de electrónica e telecomunicações em Aveiro. Na altura, a cadeira de gestão propôs-lhes a criação de uma empresa de base tecnológica.

Aproveitando o "know-how" em tecnologias de localização e identificação que os empreendedores já dispunham, surgiu a ThinkIT, uma "startup" dedicada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas de localização, identificação e comunicação.

O protótipo laboratorial do sistema CarWatch está feito e, desde então, Fábio Ferreira e Tiago Carrão estão focados no desenvolvimento do protótipo industrial. Está "pronto a produzir, quer a nível de 'hardware', quer a nível de 'software'" Antes, porém, serão feitos os testes em ambiente real.

O financiamento do projecto é um problema a resolver. Para constituir a ThinkIT e dar início à comercialização do sistema CarWatch, são necessários cerca de 75 mil euros - montante a usar em investigação e desenvolvimento, "marketing" e custos com pessoal e produção. A forma preferencial de financiamento é, defendem, através de "business angels" por "adicionarem a sua experiência e rede de contactos".

As contas estão feitas: as receitas estimadas são de 900 mil euros e o EBITDA será de 350 mil euros no quinto ano de actividade. Serão necessários dois anos para a recuperação do capital investido, de acordo com o plano de negócios que a Universidade de Aveiro ajudou a fazer.

O CarWatch é um sistema de vídeo-localização que permite ao utilizador visualizar, através do computador, "smartphone" ou "tablet", o interior do seu carro em tempo real. Possibilita localizar um automóvel roubado, identificar os assaltantes ou lançar um sos em caso de "carjacking".

Nos últimos tempos, os casos de "carjacking" têm sido notícia frequente nas televisões, fenómeno que Fábio Ferreira e Tiago Carrão querem ajudar a resolver com a sua invenção: o CarWatch.

Trata-se de um GPS que, além da vulgar localização, tem uma componente vídeo, "permitindo ao utilizador, a partir da nossa plataforma 'online', visualizar, através de um computador, "smartphone" ou "tablet", o interior da viatura, em tempo real", explicam os empreendedores. Este sistema de vídeo-localização, a principal solução da ThinkIT, a empresa que criaram, está vocacionado para a segurança automóvel.

Saber onde está um veículo que foi roubado, identificar os assaltantes, bem como pedir ajuda em caso de "carjacking" são algumas das novas possibilidades do sistema. Mas há outras funções. O CarWatch permite a identificação dos autores de actos de vandalismo ou de roubo de objectos no interior das viaturas.

1 comentário:

  1. COMPREI DESSE SITE http://www.mercadozets.com.br/ O SITE ENTREGA RAPIDO COM NOTA FISCAL E GARANTIA

    TEM BERLO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MIAS

    TEM MAIS DE 2000 PRODUTOS.
    ... ... ... ...
    GPS

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=gps&IDCategoria=800

    ELETRONICOS

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=800

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...