sexta-feira, 15 de maio de 2009

PORTUGAL PITORESCO

Assim se intitulava uma rubrica do jornal "A Província", na qual destacou a cidade de Tomar, decorria o ano de 1957. Os dizeres do jornal eram os seguintes:
"Entre as terras mais lindas de Portugal, figura no primeiro plano a cidade de Tomar. Parece que a natureza caprichou em juntar naquela "concha" as maiores belezas de que podia dispor! A cidade surge assim, no descer das encostas, nimbada de tonalidades supremas, aureolada por halos de infinita graça e majestade. Por todos os recantos se esmaltam claridades, manchas policromas que fazem da região autênticas parcelas dum paraíso ideal. Atravessando a cidade, com suas pontes engraçadas, de rudimentar arquitectura, espreguiça-se o rio Nabão, de margens floridas e verdejantes, ao qual Tomar deve grande parte das suas seduções. O visitante deleita-se na magia que o envolve. E antes de percorrer a face monumental que o há-de assombrar, dispersa o espírito por horas e horas na contemplação dos quadros opulentos que a Natureza prodigamente lhe oferece."

Imagem: Alfredo Caiano Silvestre

5 comentários:

  1. Sem dúvida,a cidade de Tomar é linda.

    Bom fim de semana ,abraços.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Manuel!

    Abraço e bom fim de semana também para si!

    ResponderEliminar
  3. Olá Luís:
    Esta foi a minha Praça. Ai um bolinho do Pepe, que bem me sabia.
    Beijinho e Bom Fim de Semana.

    ResponderEliminar
  4. Esta Praça ultrapassa-me. A que me recordo, tinha relva em redor da Estátua de D. Gualdim Pais, mas já não era assim. O Pepe, esse também está modificado, se para melhor ou pior não sei, pois não frequento.

    Sempre gostei deste tipo de imagens e o Alfredo Caiano satisfez o meu gosto, colocando imensas no seu "Notas", ao qual agradeço.

    Beijos e bom fim de semana para si também.

    ResponderEliminar
  5. PS:
    Maria, tem um mail meu que me esqueci de colocar o "Assunto".

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...