terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Tomar - Uma Cidade Gloriosa

Em poucos álbuns fotográficos, dedicados a uma cidade, é tão notória uma apropriação personalizada do espaço urbano e a elaboração de um discurso artístico tão coerente como neste. É aliás o próprio autor que o descreve como “ensaio fotográfico”.
As 45 fotografias fixam a urbe nas formas e na volumetria da sua arquitectura, nas suas ruas e praças, nas suas luminosidades e sombras, mas sem pessoas. As poucas que aparecem não são retratadas, são elementos da urbe, que circulam ou permanecem em espaços definidos para o efeito.
Dotado de uma técnica irrepreensível, Izhar Perlman recriou a cidade a preto e branco – como se recomenda para a arquitectura – através do centro histórico, dos monumentos fundamentais e de um pouco do rio. Individualizou-a pela obra do homem antigo, deixando ao actual apenas a possibilidade de se engajar nela.
Quando sentiu a necessidade de retirar as pessoas do espaço, fotografou a horas a que o Sol ainda não aquecia, o que arrefeceu ainda mais o já frio preto e branco e a geometria da arquitectura.
Independentemente de ser esta ou não a versão que se tenha de Tomar, o álbum leva a repensá-la.

Colecção: Uma Paixão por Portugal
Autor: PERLMAN, Izhar
Edição: Azula Lda.
Data de Edição: Fevereiro 2001

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...