quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tomar - Incentivo à participação pública

Mais uma vez, a Câmara Municipal de Tomar demonstrou que parece não estar interessada em que os seus munícipes participem em acções a realizar, não divulgando, neste caso, os apoios às associações de cultura e desporto e respectivas regras, estando em fase de inquérito público desde princípio de Julho, até 1 de Agosto.

É certo que não é obrigação divulgar, bastando-lhe publicar e afixar tais anúncios no portal da CMT, mas sendo esta a entidade máxima responsável de Tomar, deveria fazê-lo, dando assim o exemplo de cidadania e incentivo à participação pública. 
Uma simples Nota de Impressa enviada à comunicação social regional seria o suficiente, não gastariam um cêntimo e não perderiam mais de cinco minutos a enviar um e-mail aos vários órgãos de comunicação social regional. O critério da publicação ou não ficaria nas mãos da imprensa regional, mas desta forma a Câmara e seus responsáveis ficariam com o sentimento de dever cumprido.

Ora nem todos possuem um computador, muitos mais são aqueles que não têm acesso à Internet (recorde-se que Tomar ainda não aderiu à instalação de Wireless para acesso a todos, como alguns municípios, tais como Arraiolos por exemplo), logo desconhecem as acções que o município tomarense promove ou realiza, algo que através dos jornais ou rádios locais todos teriam conhecimento.

Na minha opinião, esta é uma das razões porque Tomar ficou parada e consequentemente para trás. Não existe comunicação suficiente entre eleitos e eleitores. Caso os eleitos queiram que Tomar avance é imprescindível que comecem a divulgar as suas acções, que incentivem a população tomarense a ter uma participação pública mais activa em prol de todos, o concelho de Tomar. Não basta afixar e quem viu muito bem, quem não viu, visse, pois estava lá.

Mas outra teoria poderia vir "à baila"! Será que tudo isto é feito só para alguns? Por este motivo a não divulgação? Será que só "filhos e enteados" são notificados com a tal "nota de imprensa"?
Não quero acreditar muito nesta teoria, mas por vezes, por algumas atitudes por parte da autarquia tomarense, leva-me a duvidar, mesmo que não queira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...