Estará patente a partir do dia 18 de Julho, nas Galerias dos Paços do Concelho - Tomar, a exposição do arquitecto e pintor Nadir Afonso, que poderá ser visitada de Terça a Domingo entre as 10:00 e as 19:00 horas, sendo a entrada livre.
Nadir Afonso, formado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, nasceu em Chaves em 1920.
Em 1946, estuda pintura na École des Beaux-Arts em Paris, e obtém por intermédio de Portinari uma bolsa de estudo do governo francês e até 1948 e em 1951 colaborador do arquitecto Le Corbusier e serviu-se algum tempo do atelier Fernand Léger. De 1952 a 1954, trabalhou no Brasil com o arquitecto Oscar Niemeyer. Nesse ano, regressou a Paris, retomando contacto com os artistas orientados na procura da arte cinética, desenvolvendo os estudos sobre pintura que denomina "Espacillimité".
Na vanguarda da arte mundial, expõe, em 1958, no Salon des Réalités Nouvelles, o trabalho "espacillimités", animado de movimento.
Em 1965, Nadir Afonso abandona definitivamente a arquitectura; consciente da sua inadaptação social, refugia-se pouco a pouco num grande isolamento e acentua o rumo da sua vida exclusivamente dedicado à criação da sua obra.
Realizou inúmeras exposições individuais, desde 1949, recebeu vários prémios e distinções e está representado em Museus de Lisboa, Porto, Amarante, Rio de Janeiro, S. Paulo, Budapeste, Paris, Berlim, Wurzburg, entre outros. Nadir Afonso tem várias obras publicadas sobre estética e dispõe da mais vasta bibliografia que em Portugal tem sido sobre a obra de um artista contemporâneo.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Toda a informação aqui!