quinta-feira, 17 de junho de 2010

Requalificação da envolvente ao Convento de Cristo

O Executivo Municipal aprovou no passado em reunião de Câmara o projecto de requalificação da envolvente ao Convento de Cristo. Depois do estudo prévio que definia as linhas orientadoras da intervenção que decorre no âmbito do PIVUT – Programa Integrado de Valorização Urbana de Tomar e da Rota dos Mosteiros Património da Humanidade, apresentado a 17 de Julho do ano passado, algumas alterações são agora introduzidas.
A principal modificação ao estudo elaborado pelo gabinete de arquitectos BB Consulting acontece ao nível do projecto do quiosque previsto para o Terreiro D. Gualdim Pais, após reuniões entre o gabinete de arquitectos, a autarquia e o IGESPAR.


O novo edifício é composto por dois pisos. No rés-do-chão situa-se o bar, com uma zona de balcão e uma zona de expositores; uma pequena zona de serviços, composta por uma copa e arrumos e a instalação sanitária para pessoas com mobilidade condicionada. A partir do rés-do-chão acede-se ao piso inferior por umas escadas que se localizam no átrio de entrada.
No piso -1 localizam-se as instalações sanitárias públicas e a zona de serviços, separadas fisicamente. Apesar de este piso se encontrar enterrado, a diferença de cotas existente no local permite criar um acesso directo ao exterior a partir da Calçada de Santo André, facilitando o acesso à zona de serviço.
Junto à entrada principal do edifício localiza-se uma zona de esplanada, que acompanha toda a fachada envidraçada do bar e é composta por uma pérgola em estrutura metálica.

O projecto obedece a uma filosofia que aposta nos acessos pedonais como facilitadores da ligação da cidade ao Convento de Cristo prevendo a requalificação de quatro ligações principais: o percurso pela Mata Nacional dos Sete Montes, obra a decorrer; a requalificação das Calçadas de Santiago e Santo André, que vão funcionar como um prolongamento das ruas do centro histórico até ao Convento de Cristo, atravessando a rua Vieira Guimarães sob a forma de passadeiras elevadas. O objectivo é eliminar todos os obstáculos no acesso. O projecto prevê também a requalificação da rua Vieira Guimarães, a rua que permite o acesso automóvel ao monumento. Também aqui se aposta no acesso pedonal através de um passeio ao longo de todo o lado direito de quem sobe, permitindo que se aprecie a vista sobre a cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...