sexta-feira, 13 de março de 2009

20 ANOS DA WORLD WIBE WEB (WWW)

O aniversário dos 20 anos da World Wide Web reuniu os criadores da rede mundial em Genebra, nesta sexta-feira, numa comemoração marcada também por críticas e preocupações.
A WWW foi desenvolvida por Tim Berners-Lee e outros cientistas do Centro de Física de Partículas Nucleares Europeu (CERN), na Suíça, e serviu inicialmente como um sistema que permitia que milhares de cientistas no mundo todo ficassem em contacto.
"Vago, mas empolgante"
Em Março de 1989, o jovem Berners-Lee entregou ao seu supervisor um documento intitulado "Gerenciamento de informação: uma proposta".
O supervisor descreveu o texto como "vago, mas empolgante" e deu autorização para que Berners-Lee seguisse em frente com o projecto.
"Havia algo no ar, algo que viria a acontecer mais cedo ou mais tarde", afirmou o ex-engenheiro de sistemas do CERN, Robert Cailliau, que fazia parte da equipa de Berners-Lee.
Eles criaram a linguagem global do hipertexto - o "http" dos endereços da web - e elaboraram o primeiro browser, muito parecido com o que ainda usamos hoje em dia, em Outubro de 1990.
"Tudo o que as pessoas fazem hoje, blogues, comunidades, entre outros, era o que se fazia em 1990, não havia diferença. Foi assim que começamos", conta Cailliau.
A tecnologia da WWW foi disponibilizada para um uso mais amplo na Internet a partir de 1991, depois que o CERN decidiu não prosseguir com o seu desenvolvimento, tomando a decisão histórica, dois anos mais tarde, de não cobrar royalties pela sua criação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...