terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Há 31 anos Tomar escrevia história no mundo

Foi há 31 anos que o Convento de Cristo passou a integrar a lista do Património Mundial classificado pelo Comité para o Património Mundial da UNESCO.

O Complexo Monumental que o Convento de Cristo constitui, tem o seu início com a construção do Castelo Templário em 1160, em simultâneo com a edificação da Charola, oratório templário, terminado no final do século XII. Em 1420, o Infante D. Henrique, o Navegador, manda edificar o seu Paço sobre parte da antiga casa militar templária ao mesmo tempo que promove a ampliação das instalações conventuais. 
No início do século XVI, D. Manuel I, Rei e Governador da Ordem de Cristo, beneficiando das riquezas de além-mar que os Descobrimentos proporcionaram, transforma e amplia o Convento de Tomar com novas construções e inicia um discurso decorativo que celebra a mística da Ordem de Cristo e da Coroa Portuguesa numa grandiosa manifestação de poder e de fé. 
A partir de 1531, D. João III, impõe a reforma da Ordem de Cristo, ampliando o Convento e transformando-o numa extraordinária obra de arquitectura, mais tarde rematada com o magnífico Aqueduto dos Pegões, que Filipe II de Espanha manda edificar. 
O conjunto destes espaços construídos ao longo de séculos, faz do Convento de Cristo um grandioso complexo monumental que mereceu a classificação de Património da Humanidade, atribuída pela UNESCO.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...