quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Tomar - "Cadernos de Sombras" de Jaime Silva em exposição


A segunda exposição da galeria NAC.2, no Edifício da Comissão de Iniciativa e Turismo, em Tomar, é inaugurada no dia 18 de outubro, pelas 16 horas. Trata-se de uma mostra de desenho de Jaime Silva, intitulada "Cadernos de Sombras", composta por 182 desenhos em formato A5, executados entre os anos de 2008 e 2010. A novel galeria acolhe as exposições temporárias do Núcleo de Arte Contemporânea, resultante da doação feita por José-Augusto França à sua cidade natal de parte da sua coleção, que permite reconstituir parte significativa da História da Arte Portuguesa do século XX aos nossos dias.



Segundo o texto que acompanha a exposição, da autoria do Professor José-Augusto França, o pintor está consciente da problemática e da verdade do Desenho, como "a razão de ser de todo o gesto que há milénios o homem pratica para se integrar na Natureza - sempre na relação de cheios e vazios do grande espaço que habita." Nessa exacta medida, estabelecem os desenhos dos "Cadernos de Sombras" um "equilíbrio dinâmico entre o cheio e o vazio (...) o desenhado e o não-desenhado", articulando-se "os grandes espaços negros das folhas (...) com os grandes espaços brancos do papel, entre ambos se dispondo o traçado das linhas que assegura a articulação orgânica da folha desenhada, na sua totalidade de opostos e contradições". 

A exposição estará patente ao público até 31 de Dezembro, de quarta-feira a domingo entre as 10 e as 13 e entre as 14 e as 18 horas, com entrada livre.

Fonte: CM Tomar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...