O Embaixador António Pinto da França, Chanceler das Ordens de Mérito Civil da República Portuguesa, é o presidente da Comissão de Honra dos 3ºs Encontros Bibliotecando em Tomar, que terão lugar no Convento de Cristo, de 2 a 4 de Maio, com co-organização e apoio da Delegação de Tomar do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo.
Este ano os encontros abordam a temática “LEITURAS MIGRANTES, IDENTIDADE E ALTERIDADE”. Para tal, estarão presentes um leque de destacadas personalidades (ensaístas, escritores, políticos, embaixadores e artistas): Agripina Carriço Vieira, Ana Carvalho Dias, Ana Paula Arnault, António Pinto da França, Catarina Vaz-Warrot, Eduardo Lourenço, Eunice Cabral, Felipe Cammaert, Hermano Sanches Ruivo, José Augusto-França, José Pacheco Pereira, Júlio Magalhães, Luís Cardoso Ribeiro, Marcello Duarte Mathias, Marco Abbondanza, Maria Alzira Seixo, Mário Cláudio, Mário José Filipe da Silva, Miguel Real, Norberto Cardoso, Nuno Marçal, Teolinda Gersão e Véronique Tison.
Falar-se-á de e com escritores que escrevem sobre migrações; de escritores emigrados que escrevem sobre temas não migrantes; de portugueses lá fora ou estrangeiros cá dentro, escritores, criadores ou não. Quem se move tem sempre uma visão e um entendimento singular das coisas com repercussões na Cultura, na Arte, na Literatura, na Sociedade e no Pensamento.
A literatura e as artes em geral desempenham um papel fulcral na construção e apreensão dos princípios conceptuais do nacionalismo. Ancoradas num lugar a partir do qual se observa e se pensa o mundo (legitimador da produção artística), mas igualmente do(s) lugar(es) onde se esteve e onde se viveu, as obras refletem o incessante diálogo que subjaz à construção identitária individual, colectiva ou cultural.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Toda a informação aqui!