quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Famílias tomarenses passam dificuldades

É certo afirmar que não são só as famílias tomarenses, mas o caso, verídico, que irei relatar trata-se de uma família tomarense que está com graves problemas em todos os níveis. Esta família, que para já prefere o anonimato, que segundo suas palavras, "por vergonha da triste situação em que se encontra" está, assim certamente como outras, a passar por grandes dificuldades.
Expondo o caso: Esta família, de baixos recursos financeiros, que sobrevive de uma pensão baixa e do Rendimento Social de Inserção, recebeu recentemente um ofício da Segurança Social para que restitua mais de três mil euros por pagamentos indevidos. Na carta. a qual tive acesso, começa assim: "Informa-se que, pelos motivos anteriormente comunicados, a V. Exª foi apurado, como indevidamente pago o valor abaixo indicado." Mas lendo toda a carta, nem antes nem depois foram apresentados os motivos, e segundo a pessoa, foi a primeira vez que tomou conhecimento. Mas adiante. Pelo que consta na mesma carta, é possível restituir o valor em várias prestações mediante envio de um formulário concreto, mas caso a restituição do valor não seja efectuado, o sujeito está passível de ficar sem receber a sua, já mínima pensão, até atingir o montante que deveria restituir.

De certo modo, até nem sou a favor do Rendimento Social de Inserção, no entanto, estou em completo desacordo em restituição de quaisquer prestações. É certo que muitas famílias receberam ao longo de um período mais do que deveriam, mas também, muitas destas pessoas receberam-no sem conhecerem qual o valor real a receber devido maioritariamente à sua ingenuidade e à ausência de informação.
Certo é, que o erro, a responsabilidade total é daqueles que emitiram os pagamentos, indevidos ou não. Pessoas de certa forma incompetentes, mas que deveriam ser profissionais, e pessoas destas, não deveriam nunca ter estas responsabilidades. Ora devido a esta situação toda, onde as coisas já não estavam fáceis, pergunto? O que vai acontecer a esta família em que o único sustento é uma pensão mínima e que provavelmente ficará sem ela por um longo e determinado tempo?
Vivem numa casa alugada, irão deixar de pagar a renda.
A luz, a água, o gás, tudo será cortado. A comida já escasseia e a tendência é para piorar.

Casos como este, certamente existirão mais e brevemente todos serão conhecidos.

Apelo a quem tenha conhecimentos de Serviços de Acção Social que entre em contacto para tomaracidade@live.com, no sentido de possível ajuda a esta família, para onde deverá ser encaminhada.

1 comentário:

  1. Já acredito em tudo... Se calhar nem foi essa a familia a quem pagaram indevidamente. Espero que encontrem solução o mais breve possivel

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...