quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Oliveiras brotam da Torre

 Tomar não é conhecida pela terra dos fenómenos, mas deve ser pela proximidade do Entroncamento, conhecido pelos seus fenómenos, que aqui também acontecem.
Recentemente andava eu numa das minhas caminhadas pela cidade, quando me deparo com arbustos a saírem vistosamente das janelas da torre em frente à Igreja Santa Maria dos Olivais, algo que não deveria acontecer, quer esteticamente quer para a preservação da própria torre, pois as raízes abrem brechas fazendo ruir tudo por onde passam.
Já em casa, analisando bem a imagem, descobri então o fenómeno! Numa das janelas brota uma oliveira onde é visível a raiz provocando já algum deterioramento na parede.

Ora, num concelho que se preza pelo turismo, não deveria ter arbustos a chamarem a atenção das janelas de um dos edifícios mais emblemáticos do concelho e muito menos oliveiras plantadas! A não ser obra de D. Gualdim Pais enviando uma mensagem, como que dizendo que não deveriam ter abatido as árvores ali em redor, ou então tratar-se de alguém que vivendo na cidade se preparou para ali fazer a sua horta biológica, como tantos já fazem nas varandas dos seus prédios precavendo-se dos tempos que se avizinham.


Quanto aquela oliveira vistosa ali plantada, deve ser removida com todo o cuidado e replantada perto da torre não vá D. Gualdim Pais ficar ainda mais irritado fazendo com que nasçam oliveiras em locais menos apropriados daqueles que ousam destruir Tomar.

Publicado no Jornal "Cidade de Tomar" edição nº3994 de 23 Dezembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...