quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O porquê de estarmos assim

Imagem da Net
Estamos mal... É certo. Mas qual a razão de não avançarmos embora estejamos sempre em permanente correria?

Tomar vai mal, está cada vez mais ao desprezo de quem deveria dar o exemplo. Exemplo de cidadania, de participação cívica, de dar o primeiro passo, de união, colaboração e coesão.

Costuma-se dizer "recebes o que dás" ou "semeias ventos colhes tempestades" ou ainda "comportamento gera comportamento" e é isso o que acontece em Tomar. Dou exemplos para se perceber melhor, exemplos que também já são de um passado recente:

Alguns dos que lideram ou já lideraram o concelho dão ou já deram, semeiam ou já semearam e estão a receber o que deram ou a colher as tempestades que semearam. E o que eles dão ou deram, semeiam ou já semearam? Entre outras coisas, arrogância; autoridade; egocentrismo; mania da luxuosidade e desprezo pelos cidadãos e pelo património.

Questiono: Onde está a humildade, o altruísmo, a cidadania, a comunicação, a união e a colaboração? Porque não dar ou semear tudo isto ao invés do que foi dito no parágrafo anterior? Certamente os tomarenses mostravam-se mais felizes, certamente os tomarenses sentir-se-iam mais apoiados apesar da crise, certamente existiria maior colaboração por parte da população, certamente os tomarenses não criticavam os líderes por tudo e por nada, isto é, por nada fazerem são criticados, por fazerem seja o que for são-no na mesma.

Vejam exemplos de outros concelhos, de empresas, associações que prosperam. Porque será? Será que semeiam arrogância, egocentrismo e todas essas tretas? Não! Semeiam bom senso, altruísmo, união e colaboração.

Deixo o meu humilde conselho: Deixem de olhar apenas para o vosso próprio umbigo. Deixem fluir a humildade e o altruísmo que está em cada um de vós e Tomar prosperá também.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...