terça-feira, 15 de novembro de 2011

Escolas desactivadas serão dinamizadas

Não. Não é em Tomar, mas na capital de distrito, Santarém. Por cá provavelmente nem sabem o número de escolas desactivadas, quanto mais dinamizá-las...
Podem consultar a minha deixa sobre o assunto aqui e ler a notícia das escolas a dinamizar em Santarém abaixo:

"Nove escolas desactivadas no âmbito do processo de reorganização da rede escolar serão cedidas pela Câmara Municipal de Santarém a diversas associações e entidades do concelho, com o objectivo de reaproveitar aqueles espaços, para fins culturais, recreativos, sociais e religiosos.

Para o efeito, a autarquia irá assinar protocolos com as diversas entidades interessadas na dinamização das antigas escolas, uma delas na freguesia de Achete e as restantes na freguesia de Alcanede. Na reunião de segunda-feira do Executivo municipal, foi aprovada por unanimidade a respectiva proposta de cedência.

A Associação Recreativa e Cultural Três Aldeias pretende desenvolver, na Escola Básica de Nabais (Achete), cursos de novas oportunidades, informática, artes e ofícios e jogos tradicionais.

Na Escola Básica do 1º Ciclo (EB1) de Alcanede, a Sociedade Filarmónica Alcanedense – até agora sem sede própria e, apenas, com um reduzido espaço de ensaios no rés-do-chão da Junta de Freguesia – irá instalar a sua Escola de Música para cerca de 20 alunos e criar uma sala de ensaio, um gabinete para direcção e secretariado, sala de reuniões e troféus.

O espaço da antiga EB1 de Casais da Charneca será partilhado pela Associação Cultural e Desportiva dos Casais da Charneca e pela Fábrica da Igreja de Alcanede, para actividades lúdicas, sociais, desportivas e religiosas. À Fábrica da Igreja de Alcanede será, também, cedida a EB1 de Mosteiros, contígua à igreja local, para criação de um grupo de catequese, entre outras acções. A EB1 de Pé da Pedreira será utilizada pela Associação Desportiva PMB de Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira, até agora sem sede própria. A EB1 de Vale do Carro será partilhada pela Associação Amigos de Vale do Carro, Várzea e Casais Limítrofes e pela Comissão da Capela de S. Lourenço. Face aos vários pedidos para dinamização da EB1 e Jardim de Infância (JI) de Valverde, a Câmara, para evitar conflitos de interesse, irá assinar protocolo com a Associação de Caçadores da Serra de Alecrim, Comissão de Festas de S. Pedro, Centro Social e Recreativo de Valverde e Grupo Desportivo de Valverde.

O Rancho Folclórico de Viegas será dotado de sede própria, na EB1 de Viegas, e a Junta de Freguesia de Alcanede irá dispor do espaço do antigo Jardim de Infância, uma vez que as suas instalações se têm revelado insuficientes. Entre os seus planos está a criação de uma valência de carácter social no JI."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...