sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sabacheira - Breve história

Onde se localiza:
Localiza-se a Norte do concelho de Tomar, ao qual pertence, separando-o do concelho de Ourém. Detentora de uma área total de 34,3 quilómetros quadrados, a freguesia de Sabacheira é composta pelos lugares de Sabacheira, Água Boa, Bárrio, Cacinheira, Calça Pêrra, Casal Cruz da Légua, Casal da Brava, Casal da Igreja, Casal Julião, Casal Teixeira, Casalinho, Casas de Além, Chão de Maçãs (Gare), Chão de Maçãs, Comenda, Estremadouro, Furadouro, Mendacha, Monchite, Pinhal, Quinta de Santo António, Quinta do Vale dos Ovos, Serra de Baixo, Serra de Cima, Serra do Meio, Sobral, Suimo, Vale do Castanheiro, Vale de Lobos, Vale de Sancho, Vale dos Ovos, Vale Meão e Agroal. Confina com as freguesias de Beselga, Carregueiros, Além da Ribeira e Pedreira, pertencentes ao concelho de Tomar, e Alburitel, Seiça, Rio de Couros e Formigais, do concelho de Ourém.

Um pouco de história
O território que compõe a actual freguesia da Sabacheira foi habitado desde épocas remotas, como comprovam os inúmeros vestígios pré-históricos aqui encontrados, como é o caso das antas.

Grande parte do povoamento realizou-se através da instituição de casais, tendo sofrido, ao longo dos tempos, diversas anexações e desanexações de lugares importantes no seu desenvolvimento. Em 1550, a freguesia incluía áreas que atualmente não lhe pertencem, como é o caso de Formigais.

De fato, num documento do século XVI, Formigais ainda surge referido como uma povoação de Sabacheira: «(...) começa à Fonte do Açorrague que é ao Vendaval e daí se vai pela estrada que vai para Formigais, até aos lavradios de João das Maçãs e daí atravessa a ribeira de Ourém que é ao poente, e vai pela dita estrada sempre águas vertentes até ao Vale Meão e daí se vai direito à Ribeira de Formigais que é ao aguião, e daí pela dita ribeira acima, pelo meio da água até à foz do ribeiro ou Quebrada e até daqui onde começou, parte com o termo de Vila Nova de Ourém».

Desanexação de Formigais 
Em 1701, Formigais foi desanexada de Sabacheira e formou-se como freguesia.
No século XVIII, esta freguesia era uma comenda da Ordem de Cristo que era delimitada pela comenda da Mesa Mestral. As comendas eram territórios atribuídos a eclesiásticos ou cavaleiros de ordens militares, como reconhecimento de serviços prestados. A comenda de Sabacheira foi concedida aos religiosos do Convento de Cristo, englobando, na altura, as seguintes aldeias: da Sabacheira à aldeia da Comenda, incluindo passo e celeiros; aldeia do Furadouro; aldeia de Chão de Maçãs, aldeia de Monchite; aldeia do Vale Meão; aldeia de Vale de Lobos e a respectiva quinta; aldeia de Cassinheira; aldeia de Chão de Conde; e aldeia do Suimo.

Em 1840, Formigais deixou de pertencer ao território de Tomar e passou para o concelho de Ourém. No entanto, quanto à jurisdição religiosa manteve-se ligada à Sabacheira até 1956, altura em que passou para a Diocese de Leiria-Fátima.

In: Portugal Torrão Natal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...