Belmonte é uma vila portuguesa no Distrito de Castelo Branco, região Centro e subregião da Cova da Beira. "Belmontenses", assim são chamados os habitantes de Belmonte. 5, são as freguesias deste concelho, Belmonte, Caria, Colmeal da Torre, Inguias e Maçainhas. o Município foi fundado em 1199.
Um dos locais que tive a oportunidade de visitar em Belmonte, sugerido pelo meu amigo Sr. Professor David Caetano, foi o Ecomuseu do Zêzere, que é conhecido pela gente da terra como tulha, visto ser um edifício do XVIII onde eram armazenadas as rendas da família Cabral.
Aqui, pode estudar-se o trajecto que o Rio Zêzere percorre da nascente até à foz. O próprio espaço convida o público à descoberta, pois dentro deste existe uma área dedicada à Infância, à Juventude, à Idade Adulta e às ameaças do rio.
Mais sobre Belmonte aqui, aqui e aqui.
Olá Luís:
ResponderEliminarFaltou dizer que Pedro Álvares Cabral, o "Achador do Brazil", nasceu em Belmonte. Já agora aproveito para lhe dizer que ele está sepultado em Santarém na Igreja da Graça.
Parabéns pelo seu novo Blogue.
Beijo
Maria
Olá Maria!
ResponderEliminarAlém de Ter nascido lá esse grande "descobridor", Belmonte é conhecida pela sua história da comunidade judaica.
Obrigado Maria
Beijo
Gosto muito de Belmonte.
ResponderEliminarA minha Mãe nasceu nesta vila.
Temos uma casa na parte antiga, próxima da Igreja Matriz.
Belmonte, ainda é , um destino meu :)
Beijokinha
Olá Carla
ResponderEliminarEu gosto de toda aquela região. Ali, no Alentejo ou em Trás-os-Montes. Prefiro a paz, a calmaria ao stress de grandes cidades.
Beijos
:-)