terça-feira, 19 de julho de 2011

Paixão pelas suas raízes

 Numa era em que nos habituámos a ter tudo praticamente à distância de um clique, em que gerações mais novas já nasceram e cresceram obtendo bens essenciais muito facilmente, Leonel António, mostra-nos um mundo bem diferente que nos transporta a uma era bem real não muito longínqua.

Leonel António, de Tomar, com orgulho e empenhado por ser filho desta terra, transborda dedicação e criatividade em prol de todo o seu concelho através de profissões (algumas em vias de extinção) e do principal à vida.

Leonel, iniciou em 2002 um Eco-Museu - Artes do Trabalhador, que actualmente conta já com mais de 4 mil horas de dedicação a construir, melhorar, renovar, a juntar todos os materiais necessários para que todos os pormenores pareçam reais.

Este Eco-Museu - Artes do Trabalhador não está oficializado, mas pode ser visitado nos pavilhões da FAI. Aí, pode deslumbrar-se com o ciclo da água, uma réplica em miniatura de vários monumentos relativos a este bem fundamental existentes em Tomar desde o Aqueduto do Convento, passando pelos Lagares D`EL Rei, à Roda do Mouchão ou fontanários emblemáticos tais como a Fonte da Prata ou a Fonte de S. Lourenço.

Quem ouvir as explicações de Leonel, é transportado para para uma época já decorrida, como por exemplo o tempo em que o esforço necessário para obter um dos principais bens vitais, a água, era uma constante.

De facto, actualmente, e principalmente os mais jovens, tudo é simples. Basta-lhes abrir uma torneira e lá jorra a preciosa água. Mas, recuando algum tempo, havia quem tivesse que percorrer quilómetros com cântaros em punho ou à cabeça para conseguir este bem tão valioso à existência humana.

Vale a pena visitar este Museu (mesmo que ainda não oficializado), não só pela criatividade, pela conjuntura de todas as peças, mas porque existe uma interacção muito elucidativa ao mesmo tempo que se escuta as palavras do mui empenhado e dedicado Leonel António.

1 comentário:

  1. Parabéns ao blogue e ao seu autor, já não era sem tempo. Assim estou convencido que o museu da FAI será melhor divulgado.
    Seguirei este blogue com muito gosto, um bem haja e bom sucesso.

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...