terça-feira, 28 de junho de 2011

Associação dos Amigos da Sinagoga de Tomar

Foi constituída nesta terça-feira, dia 28, em Tomar, a Associação dos Amigos da Sinagoga de Tomar, organização sem fins lucrativos com objectivos de carácter técnico, cultural e científico. Na cerimónia estará presente o embaixador de Israel em Lisboa, Ehud Gol.
Entre os sócios fundadores da Associação estão Joshua Ruah (ex-presidente da Comunidade Israelita de Lisboa, CIL), José Oulman Carp (actual presidente da CIL), Esther Mucznick (investigadora), e o rabino de Lisboa, Rev. Eliezer Shai di Martino.
A Associação tem como objectivos prioritários preservar a identidade original religiosa e cultural da sinagoga, no respeito pelos objectivos para que foi edificada, preservar, conservar e restaurar bens culturais que lhe estão associados, e cooperar com organizações idênticas, nacionais e internacionais.
Das sinagogas existentes em Portugal até 1496, data do édito da expulsão dos judeus por D. Manuel I, apenas sobreviveu a de Tomar, monumento nacional desde 1921. Todas as outras, incluindo as de Lisboa, Porto e Coimbra foram destruídas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...