domingo, 3 de abril de 2011

Tomar - Mercado condenado a provisório?

Muito se tem debatido sobre o mercado municipal de Tomar, principalmente após visita e posterior encerramento por parte da ASAE. Dezenas de comerciantes ficaram assim privados de desenvolver o seu negócio, tal como consumidores que habitualmente adquiriam ali os seu bens de primeira necessidade.

Na minha opinião é correcto afirmar que a responsabilidade não pertence só ao município tomarense, mas sim a todo um conjunto de instituições e pessoas. Certo é, que a câmara de Tomar tinha conhecimento do estado avançado de degradação do mercado, mas nada resolveu, deixando chegar ao ponto de ser encerrado pela ausência de condições, isto porque segundo consta, a autarquia pretendia construir naquele mesmo espaço um fórum, que também defendo, desde que se faça prevalecer o mercado habitual. Relativamente à outra quota parte de responsabilidade é pertença de todos os munícipes, visto também terem conhecimento do estado do mercado e pouco ou nada fazerem, onde por exemplo, um grupo de cidadãos se poderiam ter organizado e pressionado a autarquia no sentido de se efectuar os tais melhoramentos do mercado.

Entretanto um mercado provisório surgiu, uma tenda ao lado do edifício do mercado, onde à alguns meses os comerciantes tentam "vender o seu peixe". Esperemos que este mercado não tenha o mesmo fim que as instalações provisórias do serviço de Finanças de Tomar, onde actuou durante largos anos num espaço provisório no Centro Comercial Templários.

No que respeita ao futuro e definitivo mercado de Tomar, que se espera não ter o mesmo resultado que as finanças, penso que o espaço deverá ser moderno, funcional, possuir boas condições para negociantes e consumidores, deverá ser um local convidativo e de convívio, onde por exemplo estivessem disponíveis artigos regionais e artesanais relativos ao concelho.

Todos os mercados municipais são um importante cartão de visita ao seu concelho, o de Tomar não é excepção, por isso é de apelar à Câmara, responsável máxima daquele espaço, e a todos os munícipes que se esforcem afincadamente para um melhor acolhimento dos tomarenses e de todos aqueles que visitam Tomar. Este é um bem-comum a todos, portanto, valerá a pena o esforço onde se pede união e vontade, não críticas ou politiquices.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...