quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Eternamente António Cartaxo da Fonseca

Passaram-se cem anos, no passado dia 14 de Agosto, sobre o nascimento de António Cartaxo da Fonseca, o homem cujo nome ficou imortalizado na Biblioteca Municipal de Tomar.
No âmbito da evocação dos 100 anos do nascimento do Dr. António Cartaxo da Fonseca, a Biblioteca Municipal de Tomar expõe de 14 de Agosto a 11 de Setembro livros com dedicatórias manuscritas ao Dr. Cartaxo, dedicatórias essas efectuadas por autores de grande prestigio do séc. XX, tais como:
Manuel da Fonseca; Urbano T. Rodrigues; Aquilino Ribeiro, Tomás da Fonseca, José Rodrigues Migueis; Raul Rêgo; Saúl Dias; Luis Pacheco, Fernando Lopes-Graça, Fernando de Araújo Ferreira; Gen. Arnaldo Schulzt, entre outros.

António Cartaxo da Fonseca nasceu em Tomar a 14 de Agosto de 1910. Estudou em Santarém, Coimbra e Lisboa onde terminou o seu curso de Direito.
Viveu em Linda-a-Velha, mas nunca esqueceu as suas raízes. Nos anos sessenta conheceu Manuel de Guimarães, Director da Biblioteca Municipal de Tomar, acabando por doar cerca de 50 mil volumes à biblioteca da terra que o viu nascer. Para além da quantidade surpreendente de exemplares, o seu valor documental é inegável.
A 15 de Novembro de 1997 foi inaugurada a Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca em homenagem merecida ao seu benemérito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...