segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ana Laíns, uma voz a escutar

Ana Laíns nasceu em Tomar em 1979 e é aos 6 anos que pela primeira de muitas vezes pisa o palco. Porém, é um pouco mais tarde que se consciencializa da importância que tem a música na sua vida. Vive toda a infância e adolescência numa aldeia do concelho de Constância, mas aos 18 anos toma a decisão de rumar a Lisboa para tentar a sua sorte, e as primeiras conquistas não tardam em acontecer. No entanto, é em 1999 que confirma e revigora o sonho de construir uma carreira, quando se vê galardoada com o primeiro prémio da Grande Noite do Fado de Lisboa.
Aos 22 anos já havia arrebatado plateias em países como França, Alemanha, Luxemburgo, Bélgica e Estados Unidos.
No decorrer do seu percurso empresta a voz a variados projectos, nas mais diversas áreas, como o jazz ou a bossa nova. Porém, ainda que considere todas estas experiências determinantes na sua evolução, é com o Fado e com a música tradicional portuguesa que a cantora melhor exprime toda a verdade do seu EU.
Em 2006 surge o seu primeiro trabalho discográfico “Sentidos”, presenteado com o selo de qualidade Antena 1, que Ana considera como o resultado de um importante amadurecimento consequente do caminho que trilhou. Em Abril de 2006 chega por fim ao mercado o seu primeiro álbum “Sentidos” onde Ana Laíns interpreta alguns dos seus poemas de eleição de Florbela Espanca, Lídia Oliveira, António Ramos Rosa entre outros e conta com um naipe de músicos de excepção. A tournée de “Sentidos” passa por Espanha, Bélgica, Holanda, Rússia ou Grécia onde foi considerada “A diva de um fado diferente”, a crítica internacional teceu rasgados elogios ao trabalho e a revista britânica Songlines salientou o exercício absolutamente contemporâneo da cantora no fado. Em Portugal foi considerada uma grande revelação por dar uma nova cor ao fado e à música portuguesa. No verão de 2009 surge o convite de Boy George para gravar em dueto “Amazing Grace” incluído no seu novo trabalho, justificando-se “Your voice is sublime”. Em Fevereiro de 2010, no ano em que Ana Laíns comemora 10 anos de carreira, lança o seu novo álbum “Quatro Caminhos” que conta novamente com a cumplicidade de Diogo Clemente na produção e direcção musical.

3 comentários:

  1. Conheço a Ana pessoalmente ,é amiga dos meus filhos e além de uma excelente cantora, é um excelente mulher.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Conheço a Ana pessoalmente ,é amiga dos meus filhos e além de uma excelente cantora, é um excelente mulher.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Tem então o prazer de conhecer uma excelente voz portuguesa!

    Abraço

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...