quinta-feira, 3 de setembro de 2009

INCÊNDIO ÀS PORTAS DE TOMAR

Está em fase de rescaldo o fogo que teve inicio por volta das 12 horas de hoje, à entrada de Tomar, Marmelais de Cima. Estiveram algumas casas em risco, mas a intervenção rápida dos bombeiros depressa fez minimizar todas as chamas.
As causas, são para já desconhecidas.

4 comentários:

  1. Olá Luís:

    Fogos e mais fogos. Casas e haveres em risco, pessoas e animais em perigo!
    É o panorama do nosso pobre país. Uma imensa bola de fogo que destrói o pouco que ainda resta.
    Miséria, fome, tristeza. Para quando o fim?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Para quando o fim desta calamidade!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. O fim desta calamidade só acontecerá quando se criarem penalizações mais severas para incendiários, proibição total de venda de madeira proveniente de zonas ardidas durante uns 5 anos, e quando o Estado decidir colocar os que fazem do Rendimento Social de Inserção um modo de vida a ter de fazer trabalho comunitário para não ficarem apenas em casa ou a apanhar sol. Um dos trabalhos seria certamente a limpeza das florestas.

    Também há a questão do ordenamento florestal desde que há uns anos atrás alguém decidiu que o pinheiro bravo devia ser eleito árvore nacional e o eucalipto ficou em 2º nesse concurso. Onde andam os carvalhos, as nogueiras, os castanheiros e outras espécies autóctones que criam zonas mais resistentes aos incêndios do que o pinhal?

    Por outro lado os proprietários são IRRESPONSÁVEIS. O meu pai por exemplo, possui uma zona de floresta que está exemplar em termos de exploração. Primeiro porque quando vende madeira, marca as árvores a abater de forma a não cria zonas de desflorestação mas sim libertando espaço de forma distribuída para as árvores mais jovens se desenvolverem. Depois porque limpa todos os anos aquilo, não com uma roçadora mas com um tractor e respectiva fresa.

    No entanto, se houver um incêndio, isto de nada serve pois os vizinhos têm os seus espaços florestais em forma de mato compacto no qual é difícil distinguir as árvores...

    As causas estão bem identificadas mas o que problema é as pessoas fazerem aquilo que o Luís aqui defende e bem: deitar mãos à obra!

    ResponderEliminar
  4. Está tudo dito! David, gostei do teu ponto de vista, o qual coincide com o meu.
    É urgente fazer algo para que as coisas mudem, caso contrário o Planeta caminhará a passos largos para o seu fim. O Homem precisa mudar a sua mentalidade, o que não é fácil.

    Mesmo que os incêndios sejam provocados "acidentalmente", com uma beata deitada por uma janela, por exemplo, há aqui uma total falta de responsabilidade da própria pessoa que "inconscientemente" atirou a beata acesa fora. É necessário, TODOS NÓS, tornar-nos mais responsáveis e conscientes de todas as consequências.

    Um beijinho para a Maria e braços para o Manuel e David.

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...