terça-feira, 12 de maio de 2009

25 - POVO DE TOMAR

Jornal quinzenário maoista-leninista (MRPP), defensor dos interesses do povo do concelho de Tomar, começou a publicar em 5 de Abril de 1975.
Era seu director e proprietário Abílio Manuel Alves Nunes.
Segundo informações disponibilizadas, suspendeu a sua publicação no número 15, tendo reiniciado a 26 de Fevereiro de 1976 com o número 16.

4 comentários:

  1. A minha primeira tentativa de escrita.

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia, Alfredo.
    Já agora, o Alfredo tem mais alguma informação sobre o dito ou uma imagem que possa disponibilizar para colocar junto do post?
    Não consegui encontrar nenhuma, mas gostaria imenso de aqui uma colocar.

    Obrigado e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  3. Caro Luís.

    Tinha a colecção toda mas perdi-a quando me mudei para Santa Cita. Acho que teve um triste destino a embrulhar sapatos. Sei que há uma colecção na Biblioteca Cartaxo da Fonseca.

    Penso que na tua nota h+a uma incorrecção e só não a referi porque não tenho certeza absoluta. É a indicação de que o Abílio era o proprietário. Não sei se a lei obrigava à indicação de um mas lembro-me perfeitamente que a publicação foi "nascida" no Centro de Cultura Popular de Tomar e era sua "propriedade". Um dos seus mentores era o Manuel Faria, hoje vice não sei quê do Turismo.

    E ainda hoje recordo uma "reportagem" sobre uma acção de formação em hotelaria no Hotel dos Templários, patrocinada pelo Sindicato dos Hoteleiros, onde pontificava o João Passeiro Albuquerque, na altura funcionário da "Primorosa" e hoje co-proprietário da "Flor da Guerreira" aqui em Santa Cita, e da acesa discussão sobre o ponto de vista de classe sobre o tornedó. Recordo também a "cobertura" do julgamento "popular" de José Diogo e das muitas peripécias que a rodearam, como seja o facto de o gravador se ter "recusado" a gravar um único minuto de som que fosse.


    Boa série de posts.

    A outra tentativa foi o "Tomar Cultura".

    Tudo de bom.

    E as histórias da Lena?
    Põe-me essa mulher a escrever.

    ResponderEliminar
  4. Alfredo, muito obrigado pelas informações. Vou tentar "descobrir" algo na Biblioteca, inclusive sobre o seu proprietário.

    Actualmente a Lena tem a vida profissional bastante ocupada, o que a impossibilita de ultimamente não fazer muitas coisas, incluindo escrever aqui.
    Irei informá-la que o Alfredo se lembrou dela.

    :-)

    Mais uma vez obrigado e abraço

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...