domingo, 18 de janeiro de 2009

RANCHO FOLCLÓRICO SÃO MIGUEL DE CARREGUEIROS

Com o objectivo de ocupar os jovens numa actividade cultural, resolveu o Centro Recreativo e Cultural da Freguesia de Carregueiros criar o Rancho Folclore de São Miguel, que fez a sua primeira actuação a 27 de Julho de 1980.
Este grupo, orientado pela Federação do Folclore Português, procedeu a várias recolhas por toda a região de músicas, cantares, danças, trajes, usos, costumes, gastronomia, entre outros, de que resultou um vasto espólio que acabou por dar origem ao seu Museu Etnográfico, inaugurado a 8 de Maio de 1982. Como reconhecimento por este trabalho, a Federação do Folclore Português dicidiu tornar este Rancho seu membro efectivo a 27 de Agosto de 1982.
O Rancho Folclórico de São Miguel, apresenta o puro Folclore e Etnografia da zona que está inserido, o Norte do Ribatejo. Sendo uma zona de transição, o seu folclore é marcado pelas Beiras devido às migrações de trabalhadores rurais, pelo que esta influência está patente nas suas danças de roda.
Os trajes deste Rancho reportam os finais do Século XIX e início do Século XX, identificando-se com os usos e costumes da época, sendo trajes de trabalho, festa, Meia Senhora e de Ver a Deus.
Ao longo da sua existência, o Rancho tem participado de Norte a Sul do País, em muitas festas, romarias e Festivais de Folclore, nacionais e internacionais.
Carregueiros acolhe um Festival de Folclore, destacado a nível nacional no último Sábado de Setembro de cada ano.

3 comentários:

  1. e daqui da almanha que envio um grande abraco a todos.E que o rancho continue por muitos e muitos anos,assim como o centro recriatvo.
    um bem aja a todos , ate agosto se deus quizer, abracos to frances na
    terra do itler

    ResponderEliminar
  2. Obrigado TÓ, TUDO DE BOM PARA TI TAMBÉM. CANTADOR DO RANCHO S. M. DE CARREGUIROS.
    jOÃO ANTUNES

    ResponderEliminar
  3. ola fala o vitor do luxembourgo irmao do helder abracos para todos.

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...