sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

COMO SE PROTEGER DO FRIO

Está frio, muito frio em Tomar, mas no Norte cai neve e no resto do país o frio é uma realidade.
As baixas temperaturas que se fazem sentir nestes dias exigem uma série de cuidados, particularmente no caso de pessoas idosas, que sofrem de doenças crónicas ou que vivem em circunstâncias de exclusão social. É importante saber como se deve proteger do frio, por isso aqui ficam algumas dicas para ter em conta de forma a desfrutar o frio do Inverno sem prejudicar a sua Saúde.
Como podemos então estar protegidos do frio?
Em Casa:
Fazer um bom isolamento de janelas e portas;
Fazer refeições quentes;
Ingira bastantes líquidos, de preferência quentes durante o dia;
Evitar exercício físico intenso, optar por fazer pequenos exercícios com braços, mãos e pernas (para activar a circulação sanguínea);
Manter em casa uma temperatura ambiente de 20ºC a 21ºC;
Lembre-se de não deixar ligados aquecedores a gás nem acesas lareiras durante o período da noite devido ao monóxido de carbono que pode ser letal, areje a sua casa;
Tenha em atenção as ligações eléctricas que não devem estar sobrecarregadas (vários aparelhos ligados a uma única tomada).
Na Rua:
Utilize várias camadas de roupa;
Evite uma única peça de roupa grossa;
Não use roupa justa esta faz com que transpire e a transpiração arrefece o corpo;
Use gorros (ou outro tipo de protecção) uma vez que uma boa parte do calor corporal perde-se pela cabeça;
Proteja as mãos com luvas;
Utilize calçado adequado;
Faça uso do batom para o cieiro;
Não exponha a sua pele directamente ao frio, utilize cremes hidratantes;
Mantenha as suas roupas secas, caso seja necessário, trocando as peças de roupas molhadas.
Apesar destes cuidados a exposição prolongada ao frio pode ainda causar Hipotermia (descida da temperatura corporal). Quando estamos expostos ao frio, o nosso organismo tenta manter-se quente através de mecanismos de regulação de temperatura. Contudo quando a exposição ao frio é prolongada, o calor perdido é superior ao que é produzido, causando Hipotermia.
A Hipotermia pode acontecer em todas as pessoas, mas as mais susceptíveis são os idosos, as crianças.
Quais são os Sintomas de Hipotermia?
O indivíduo pode ter arrepios, a respiração fica mais rápida, dormência das mãos, tom azulado nos dedos e sonolência que pode levar a confusão mental. Nos casos mais graves de Hipotermia pode aparecer amnésia, diminuição do pulso e falha dos órgãos vitais, levando à Morte.
O Que Fazer em Caso de Hipotermia?
Ligar o 112 e colocar a pessoa num ambiente quente, não forneça à pessoa bebidas com álcool, substitua as roupas molhadas por secas e aguarde por ajuda especializada.
Faça uso destes conselhos e tenha um Inverno sorridente. E fique próximo de quem gosta… o calor humano é o melhor que se pode ter.

Copiado daqui
.

1 comentário:

  1. Caro Luís, sou brasileira e estou pesquisando sobre sua cidade, me parece ser uma cidade linda e harmoniosa, não a conhecia, mas agora virei uma fã incondicional!
    Sou filamelista, coleciono caixas de fósforo, e soube que em Tomar existe um museu para tal fim, isso procede? Poderias me dar maiores informaçõs? Desde já agradeço e o parabenizo pelo delicioso blog!
    Abraço do outro lado do atlântico!
    jacsalgado@yahoo.com.br

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...