quinta-feira, 5 de setembro de 2013

“Drones” chegam a Tomar, mas com alguma controvérsia

Os “drones” chegaram a Tomar, mas como a maioria da tecnologia traz consigo alguma controvérsia. 

Mas antes de abordar esta questão complexa (ou talvez não), iremos apresentar mais detalhadamente o conceito de “drone”. O “drone” trata-se de uma aeronave não tripulada, de controlo remoto à distância, idealizada inicialmente para fins militares. Atualmente, o “drone”, cada vez mais em expansão mundial, está a ser utilizado para fins profissionais e de lazer na captação de imagens, tendo para isso uma câmara incorporada.  

O “drone” que captou imagens de Tomar, e que podem ser vistas no Youtube ou no Facebook, é pertença de Orlando Oliveira da “DroneXtremeHD” trata-se de um Quadcopter com cerca de 40cm de diâmetro, que pesa entre 1kg a 2kg e capaz de voar entre 6 a 15 minutos acompanhado de uma câmara GoPro que grava em Full HD e fotografa ate 12mp. Tem ainda um Hexacopter com cerca de 1000cm de diâmetro, que pesa entre 5kg a 8kg capaz de voar entre 8 a 20minutos, este modelo de grandes dimensões é acompanhado de uma câmara profissional Full HD e fotografia 24.1mp. Ambos são da mais conceituada marca do mercado a nível mundial, incorporados com GPS que lhes permite uma grande estabilidade mesmo em ventos até 60kmh e um regresso ao local de onde levantou sem que se toque no comando, ou seja, é uma pilotagem autônoma, não necessitando um espaço propriamente aberto para levantar ou até mesmo voar até porque pode fazer trabalho indoor ou outdoor. Ambos estão equipados com transmissor e emissor de imagem que está a ser projetada para um pequeno ecrã de 8 ou 10 polegadas para que se possa ver ao certo o que se está a filmar/fotografar. Quanto ao modelo maior, embora seja tudo igual, tem-se a possibilidade de se fazer focagem ate 17X e rodar toda a câmara em 360º sem que mexa nos controles do “drone” visto serem dois pilotos para o mesmo, um para o “drone” e outro apenas para a Gimbal (suporte de câmara), tudo isto em alta definição. 

Depois desta apresentação, iremos regressar ao início do texto abordando a questão da controvérsia em torno dos “drones”. Certamente todos já ouviram falar neste termo nas notícias e maioritariamente não foi pelas melhores razões. Isto porque os “drones” inicialmente eram utilizados apara fins militares para espionagem e ataques bombistas. Mas hoje tudo é diferente. No entanto, devido às câmaras incorporadas, fala-se em ameaça à privacidade de cada um de nós. De certa forma sim, mas isso é algo que depende também da utilização do “drone” por parte de cada um. Mas reparem: a internet, os grupos sociais (facebook e companhia) não são também um atentado à privacidade? As câmaras nos centros comerciais, nas discotecas, nos parques de estacionamento, nos jardins, no trabalho, no trânsito não serão também uma ameaça à privacidade? Óbvio que sim, mas parece não existir ninguém a importar-se muito com tal facto. Estamos cada vez mais numa era tecnológica muito avançada, vivendo rodeados de câmaras e flashes, parecendo viver diariamente num “reality show”. Será então o “drone” a acabar com a nossa privacidade? Não, claro que não! Há muito que a nossa privacidade está reduzida e somos nós a reduzi-la quando navegamos na internet, ao deslocar-nos a um centro comercial, ao ir às compras, a uma discoteca, etc,etc… Mas que benefícios nos traz o “drone”? Bem. Para além de facilitar o trabalho dos profissionais de imagem e canais de televisão, não existindo assim riscos físicos para o operador, os custos de levantar um helicóptero para filmagens aéreas é muito superior ao de levantar um “drone”. Mas para além disto, é certamente muito útil no apoio para encontrar algo ou alguém perdido ou evadido. Sabe-se também que os bombeiros dos EUA utilizam os “drones” para revelar as informações essenciais quer de segurança, quer de perigo no combate às chamas. Além destes bons exemplos, existem muitos outros, como por exemplo o vídeo no Youtube de Orlando Oliveira, que mostra a beleza do Rio Nabão e Mouchão visto do ar, divulgando ao mundo a riqueza da nossa terra.

Este artigo está também disponível em:

http://www.entroncamentoonline.pt/portal/artigo/drones-chegam-tomar-mas-com-alguma

Em papel no "Jornal Cidade de Tomar" edição nº 4084 de 13 setembro 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...