O Ramal de Tomar é uma ferrovia de bitola ibérica com 15,1 km que liga as estações da Lamarosa, na Linha do Norte, à de Tomar, no centro de Portugal.
Este ramal foi construído pela Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses numa só fase.
Esta linha-férrea tem a particularidade de ter sido apoiada na sua construção por uma verba de 900 contos (4500 euros), que foram retirados da programada construção do restante traçado da Linha do Sabor, no Nordeste Transmontano, entre Duas Igrejas e a cidade de Miranda do Douro.
O Ramal de Tomar foi inaugurado oficialmente no dia 24 de Setembro de 1928 e estiveram presentes as seguintes personalidades, que saíram no comboio presidencial de Lisboa-Rossio às 9 horas e cinquenta minutos: o presidente da República, General Carmona, o ministro do Comércio, o presidente do Conselho de Administração, Sr. Rui Úrica, o secretário-geral adjunto, engenheiro António Cabral, o director-geral, engenheiro Ferreira Mesquita e vários generais.
O comboio chegou à estação de Tomar pelas 12 horas.
Este ramal beneficiou da sua electrificação a partir de Novembro de 1976.
Circulam diariamente nesta linha comboios regionais directos de e para Lisboa-Santa Apolónia.
A construção deste ramal foi um culminar de promessas de construções de linhas-férreas nesta região e uma pequena compensação para as gentes do Nabão por não ter sido eleita na passagem da Linha do Norte por estas terras.
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