quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Mendes Godinho

Manuel Mendes Godinho
Nasceu a 14 de Abril de 1849, no lugar de Cem Soldos, Tomar, onde permaneceu durante a sua juventude. Filho de Albano Mendes e de Anastácia Godinho. Aos 18 anos iniciou a sua vida comercial, comprando e vendendo barro cozido, cereais, farinhas, vinho e azeite. Em 1872 casou com Maria da Conceição Carvalho, de quem teve oito filhos.
Em 1908 compra a João Torres Pinheiro a "Moagem Nabantina", os Lagares de Alcaide- Mor e os D`EL Rei.
No ano seguinte inicia a construção da moagem "A Portuguesa" e após mais um ano compra a concessão de distribuição de energia eléctrica à cidade de Tomar. Em 1917, com os filhos, funda a Sociedade Manuel Mendes Godinho & Filhos.
Faleceu em 1924, com 75 anos.

2 comentários:

  1. Olá Luís
    Sabes a história das letras que, ainda hoje se encontram, por cima do Moínho do meio? As letras são: J.T.P. Claro que são as iniciais de João Torres Pinheiro.
    Ora, contava-se em Tomar que, quando foi feito o negócio entre ele e Mendes Godinho, tinha o 1º posto a condição de as letras lá ficarem até o 2º ter pago todo o montante. Quando isto aconteceu, Torres Pinheiro disse a Mendes Godinho: "agora podes tirar as letras". O outro respondeu que não tirava, só que a partir daí, o significado seria outro. O J.T.P, já não queria dizer: João Torres Pinheiro mas, Já te Paguei.
    Histórias de Tomar velhinha que se contavam, quando eu era menina.
    Beijo
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria!
    Desconhecia essa bela história das letras mas que tem todo o significado :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...