quinta-feira, 20 de maio de 2010

Parece que afinal não sou o único a pensar o mesmo...

Já aqui várias vezes foi referido sobre o turismo em Tomar. Ou melhor, algumas propostas para o turismo de Tomar que não são aproveitadas. Tomar não tem indústria, deveria sobreviver principalmente do turismo, mas o que se faz não é suficiente, é necessário apostar mais forte nesta vertente e uma das formas é relativamente à notícia do jornal "Cidade de Tomar" na edição desta semana. Segundo o mesmo "não se encontram miniaturas de tabuleiros ou rodas do Mouchão à venda na zona histórica", algo referenciado aqui diversas vezes mas por outras palavras.
Embora desconheça, certamente a Câmara possui muitos edifícios que poderia aproveitar, principalmente no Verão, para poder angariar alguns tostões. De que forma? Vendendo artigos regionais tomarenses. Certamente o que não deve faltar no concelho são pessoas dotadas na realização de artigos regionais. Embora esta forma não enriqueça ninguém, ajuda quer a câmara, quer o cidadão que trabalha em artigos regionais.

4 comentários:

  1. Olá Luís
    É verdade. Nem nos chineses se encontram lembranças de Tomar.
    Por acaso, tenho duas bonecas e um tabuleiro, comprados na Feira da Ladra. Tenho alguns objectos de barro, comprados na olaria (Convento de S.Francisco). Estou farta de procurar a Roda e nada.
    Com tanta casa vasia, bem podia haver uma loja de artigos exclusivamente tomarenses, ou dos arredores. Havia dantes, umas bonecas de pano amorosas, feitas por uma irmã de Nené Cebola. A doçaria e enchidos, poderiam fazer parte da mesma. Mas cuidado com os preços. Nada poderia ser a preços caros demais. Inclusivamente, pequenas reproducções de pintores tomarenses, que são bem mais do que parece.
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  2. É um facto o que acaba de relatar e de lembrar.
    Permita-me informar que já estamos a desenvolver os procedimentos que nos permitirão, muito provavelmente a partir de Setembro, ter um conjunto variado de merchandishing disponível incluso as Rodas que são produzidas exclusivamente por um se hor de S.Simao, pelo que conseguimos apurar.
    Como muito bem lembrou a comentadora anterior temos a Olaria que produz um conjunto interessante de ofertas, mas iremos tornar mais presene em dois ou três pontos da Cidade materiais que identifiquem melhor a nossa identidade Templaria.
    Mas de qq forma obrigado pela ideia.

    Deixe-me que lhe lembre que já melhoramos o atendimento ao Turista, mantendo abertos todos os locais visitáveis de Terça a Domingo das 10h as 19h e o Posto de Turismo no mesmo horario também ao Domingo.
    Outro esforço que já realizámos foi o de colocar casas de banho disponíveis na cerrada dos cães, para quem visita esse local no acesso ao Castelo.

    Sei que muito provavelmente ainda é pouco, mas o caminho faz-se caminhando.
    Obrigado
    Luis Ferreira - Vereador do Turismo

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria. Na minha modesta opinião penso e acredito que Tomar está a mudar e com o tempo isso se verificará notoriamente.
    De facto, apesar de ter conhecimento que artigos regionais não são uma grande forma de vida, opino que ajudam, lá diz o ditado "grão a grão..." Em relação aos preços dos ditos, bem, embora muitas pessoas achem o artigo caro eu não concordo. Realmente sei que para fazer uma mini roda do Mouchão, ou um mini tabuleiro é algo demoroso e trabalhoso. Sei dar o devido valor a quem o faz, por isso não acho os preços praticados actualmente excessivos.

    Aguardemos por dias melhores...

    Beijinho Maria

    ResponderEliminar
  4. Caro Luís Ferreira, em primeiro lugar deixe-me dizer que eu sou um daqueles que acredito que Tomar vai melhorar com a coligação. Espero não ser desapontado.
    Eu sou um cidadão comum, como muitos outros, mas sei que sou diferente num aspecto de tantos outros, dou a cara.

    Em relação ao tema, louvo a iniciativa embora opine que em Setembro seja um pouco tardia. Mas como Tomar estava/está, muito há por fazer e nada pode ser feito de um dia para o outro por isso concordar quando diz "o caminho faz-se caminhando."

    Como disse, creio numa melhoria de Tomar e do concelho, isto devido ao que vejo, ouço ou leio de certas pessoas, onde se inclui o Luís, Becerra Vitorino ou Hugo Cristovão.

    Resta-me agradecer a atenção, a visita e o comentário ao humilde "Tomar,a Cidade, um blogue pessoal sem quaisquer ajudas, sem segundas intenções e de um simples cidadão tomarense, que tenta no que pode na divulgação e na promoção do concelho, algo que certa entidades oficiais não o fazem.

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...