quarta-feira, 8 de abril de 2009

REGRESSO A CASA

Após 3 dias de ausência em Tomar, finalmente cheguei hoje a casa, e confesso, que as saudades já eram enormes, apesar de todos sítios que percorri me sentir bem e ter sido sempre muito bem recebido. Por isto a minha afinidade pelo Norte. Pela cidadania, pela hospitalidade, pela beleza natural e histórica e pela calmaria.
Desta minha viagem, trago algumas recordações fotográficas, como esta em Peso da Régua, concelho visitado pela Maria na sua recente viagem ao Douro e que dela nos tem mostrado belas imagens.


Estive também em Miranda do Douro, onde após a requalificação do rio Fresno, um pobre rio com pouca ou nenhuma água, invadido pelo mato selvagem, vazadouro de trapos e cangalhada, uma vergonha ali, ao lado de uma terra linda com 462 anos de cidade e muitos mais de povoação de gente orgulhosa e rija. Por isso mesmo a Câmara, numa visão progressista e digna, decidiu alterar a situação e transformar o foco de poluição que era o Fresno, num lugar de lazer e pulmão purificador. Após três anos de trabalhos, com muitas e avultadas despesas, recuperou-se o rio e as margens, arranjaram-se equipamentos, fez-se um Parque Urbano, no qual apetece andar e ficar. Bom para o aspecto da cidade, bom para os residentes, bom para os turistas. O concelho, ficou assim muito mais convidativo com toda aquela sua zona pedestal junto do mesmo.

Percorri cerca de 1200 quilómetros em 3 dias, logo não deu para ver muita coisa nem tirar grandes apontamentos fotográficos. No entanto, deixo ainda a Igreja Matriz de São Bartolomeu de Vila Flor, concelho muito bonito e que vale a pena visitar.

2 comentários:

  1. Luís:
    Noutro passeio, estive em Miranda do Douro e dei um belissimo passeio, pelo Douro Internacional.
    Fui também a um Miradouro, que tinha uma vista maravilhosa. O Douro é lindo.
    Mas, amigo, onde quer que eu esteja, o meu coração está sempre no Nabão e Tomar, o cantinho mais lindo do mundo.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, Maria. Tomar está sempre presente.

    Maria, esse miradouro não fica em Sapinha -Escalhão, perto de Barca D`Alva?
    Se é esse tem mesmo uma vista magnífica.
    Já aqui coloquei uma foto dele:
    Viagens pelo Norte de Portugal (3)

    Beijo

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...