Sortilégios, de Manuel Soares Traquina é um romance que é um hino ao património e será apresentado no Café Paraíso em Tomar no próximo dia 13 de dezembro pelas 15:00.
Manuel Soares Traquina, escritor e pintor, natural de São Simão (Sardoal), acaba de lançar o romance, intitulado "Sortilégios", com a chancela da Palha de Abrantes.
Sortilégios conta-nos uma história de amor, daquelas que talvez já não existam, que nasce em meados do século XX na Brunheta, pequena aldeia da antiga freguesia do Souto, concelho de Abrantes, hoje quase completamente abandonada. Na segunda parte do livro, já um pouco depois do 25 de Abril de 1974, a ação transfere-se para Tomar e o autor, para além de dar uma magnífica imagem daquilo que é a sociedade da época, a partir de uma tertúlia que se reúne no histórico Café Paraíso, faz uma viagem pelo riquíssimo património da cidade do Nabão. As deambulações de Jacinto passam pela Igreja de Santa Maria do Olival, pela Capela de Santa Iria, pelo Convento de Cristo, pela Igreja de S. João e, de olhar perscrutador, ele cruza a Praça da República, a Corredoura e a Ponte Velha.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Toda a informação aqui!